Representantes do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e do Governo do Estado do Paraná estiveram reunidos na última semana no gabinete do prefeito Motta, discutindo programas que possam ser implantados no município, visando fortalecer a segurança alimentar e nutricional, por meio do fortalecimento da Agricultura Familiar.

Participaram da reunião, os secretários municipais de Planejamento, Gunar Henrique Guedes, e de Agricultura, Marcelo Alexandre, o secretário executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN, Valdenir Batista Veloso Neto, e o representante do escritório da secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) em Cascavel, João Maria dos Santos Netto.

Na oportunidade, foram apresentados alguns programas do Governo do Estado que poderão ser implantados pelo Governo Municipal para fomentar os cuidados e a valorização da produção local, que é fruto dos pequenos produtores do município.

Com os programas, será possível realizar a construção de um sistema de desenvolvimento sustentável, baseado na agroecologia, por meio da implantação de métodos estratégicos, como por exemplo, para combater o desperdício alimentar.

‘Com a reunião conhecemos programas importantes que são desenvolvidos pelo Estado e que podem trazer recursos para fomentar os pequenos agricultores do município. Precisamos agora organizar alguns pontos internos para podermos buscar esses recursos’, explicou o secretário de Planejamento, Gunar Henrique Guedes.

Um dos primeiros passos é a reativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), que foi regulamentado através da Lei nº 2.212/2011, para, através dele, elaborar a política e o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, indicando diretrizes, metas, fontes de recursos e instrumentos de acompanhamento, além de criar ou regulamentar a Lei Orgânica Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Todas as ações integram o SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), que foi criado em 2006, visando assegurar o direito humano à alimentação adequada. E o Sistema Municipal é um conjunto de mecanismos, órgãos e atores sociais, interdependentes, que atuam com o objetivo de implementar a política municipal de segurança alimentar e nutricional sustentável.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Sicredi Vanguarda doa respirador para o Governo Mu... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu recebeu na manhã desta quarta-feira, 07, a doação de um aparelho respirador (ventilador mecânico) da Sicr...
Nota de Esclarecimento: Iluminação Pública O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Obras e Viação, responsável pela iluminação pública, vem a público esclarecer ...
Reunião do COE define flexibilização nas medidas r... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu publicou nesta terça-feira, 30, o decreto nº270/2021, que flexibiliza as medidas restritivas adotadas no ...

Compartilhe

Google+