O Programa Morar Bem Paraná – Rural implantado através de parceria dos governos do Estado e do Município de São Miguel do Iguaçu no mês de maio deste ano está realizando o sonho da casa própria de um grupo de oito famílias de pequenos produtores rurais.
O grupo beneficiado está acompanhando a construção das respectivas casas – 52 m² – com padrão supervisionado pela COHAPAR e recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, administrados pela Caixa Econômica Federal.
Em São Miguel do Iguaçu as famílias foram selecionadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo gestor do Programa. Estão distribuídas em várias comunidades rurais do município, como: Linha Minosso, Alto Laranjito, Linha Piazza, Santa Rosa do Ocoi, Linha Castelo Branco e Mauritânia.
A Senhora Maria de Almeida Iara, 67, moradora na comunidade de Linha Piazza é uma das beneficiadas. Ela afirmou estar muito animada com o benefício. “Estou muito contente já que de outra forma não teria condições de construir. Fiquei muito feliz com a casa e agora espero levar a mudança como presente de natal” – afirmou.
Técnicos da COHAPAR, da Secretaria do Planejamento do Município e o Conselho Municipal de Habitação, estão orientando as famílias através de palestras sobre temas diversos, como: uso alternativo dos resíduos recicláveis e a correta separação dos mesmos; plantio e produção de frutas e hortaliças orgânicas com objetivo comercial, incluindo também meio ambiente e sustentabilidade.
O referido programa é pioneiro no município de São Miguel do Iguaçu e resulta das ações do atual governo municipal para minimizar o déficit habitacional de São Miguel do Iguaçu.
Atualmente dois programas de habitação são executados em São Miguel do Iguaçu. O primeiro resulta de parceria com a Associação dos Moradores de Aluguel – AMASMI com 104 unidades que estão sendo construídas no Bairro Araras.
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter