Durante os dias 12 e 13 de abril haverá na cidade de Toledo o I Encontro Regional de Cultura da BP3 – evento organizado pela Rede Regional de Cultural e Patrimônio da BP3, ação articulada pelo Ecomuseu de Itaipu em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, entre outros parceiros.

O I Encontro Regional de Cultura terá como tema central “Cultura, territórios e cidades”. O objetivo é debater assuntos como dimensão identitária da cultura, democratização e acesso às ações culturais nos municípios (equipamentos, espaços públicos e convivência comunitária), mapeamento cultural, empreendedorismo criativo, museus e exposições. Serão realizadas mesas redondas de debates, oficinas e, a primeira conferência será ministrada por Cecília Machado Angileli, Pós-doutora em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (SP) e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA, em Foz do Iguaçu.

Entre os convidados estão; Adailton Medeiros (Ponto Cine, Rio de Janeiro – RJ), Ana Paula do Val (Observatório da Diversidade Cultural, Belo Horizonte – MG), André Fontan Kohler (USP, São Paulo – SP), Andréia Moassab (UNILA, Foz do Iguaçu – PR), Cláudia Feijó (Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, Porto Alegre – RS), Ivanete Schuman (UNIOESTE, Foz do Iguaçu – PR), Luis Carlos Prestes Filho (Núcleo de Economia da Cultura/UCM, Rio de Janeiro – RJ), Thiago Hoshino (INCT/Observatório das Metrópoles, Curitiba – PR).

A expectativa é de reunir cerca de 500 pessoas, entre gestores públicos de cultura, agentes de memória, produtores culturais, artistas ligados às mais diversas linguagens, bem como representantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias e público em geral.

Os interessados em participar deverão se inscrever exclusivamente pela internet, sendo necessário o preenchimento do cadastro e posterior inscrição no link lapsicab.itaipu.gov.br. O período de inscrição é até o dia 08 de abril.

Outras informações, no Departamento de Cultura, ou pelo telefone 3565-6590.