Além da meta, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de São Miguel do Iguaçu superou também o desempenho da educação de grandes cidades, como Cascavel, Guarapuava e Toledo.

 

No ensino fundamental, em São Miguel o Ideb de 2013 saltou para 6,3 pontos, acima do índice de 2011 (5,3) e acima da meta projetada pelo MEC, de 5,7. Com exceção de 2011, quando a Ideb ficou abaixo da expectativa, a educação de São Miguel do Iguaçu sempre alcançou ou superou as metas de desempenho.

 

Ideb – São Miguel do Iguaçu
ANO META ALCANCE
2007 4.7 5.0
2009 5.0 5.7
2011 5.4 5.3
2013 5.7 6.3

 

O prefeito Claudio Dutra atribui esse aumento aos investimentos realizados pelo Município, melhorias na estrutura física das escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), formação continuada para os professores e servidores da Educação, material didático-pedagógico e transporte escolar de qualidade.

 

Hoje (8) pela manhã, o prefeito e a secretária de Educação, Marli Frasson Possamai, homenagearam as coordenadoras pedagógicas das catorze escolas e sete CMEIs do Município com um café da manhã (veja as fotos AQUI). “Além da passagem do Dia do Coordenador Pedagógico, que foi em agosto, nós também às parabenizamos pelo Ideb. Somos uma equipe e as coordenadoras têm parte nesta conquista. São elas que estão próximas aos professores e educadores e fazem as correções dos diários e planos de aula que são aplicados no dia a dia, averiguando se as aulas estão sendo preparadas de acordo com o currículo”, explicou a secretária. “Foi uma nota brilhante, alcançamos o nosso objetivo aumentando nosso desempenho em um ponto. Agora, a meta é manter esse índice”, comentou Marli sobre o Ideb.

 

Já nos anos finais do ensino médio, o Ideb foi de 4,3 pontos, um décimo abaixo ao alcançado na edição anterior (4,4), e dois abaixo da meta de 4,5 esperada pelo governo.

 

Levantamento – O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 2007 e leva em consideração o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR

Publicado às 16h38


Compartilhe

Google+