O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, implantou o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo, que visa melhorar o atendimento e regulamentar o encaminhamento dos pacientes da unidade hospitalar.

A implantação do NIR reforça cada vez mais a identidade de hospital, sempre privando pela eficiência na gestão hospitalar e no bem estar do paciente.

O Núcleo Interno de Regulação é um serviço que possibilita o monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar. Atua na disponibilização e consultas ambulatoriais, serviço de apoio diagnóstico e terapêutico e leitos de internação e estabilização para atendimento de urgência e emergência.

Ele tem como função realizar a gestão da oferta de leitos, consultas, serviço de apoio diagnóstico terapêutico e cirurgias, bem como apoiar a gestão do cuidado assistencial por intermédio de ações que buscam ordenar e facilitar o acesso às ações e serviços definidos pela clínica.

‘Em resumo, a função do NIR é centralizar e fazer a gestão de vagas hospitalares. Ele é o canal de contato direto com o NIR dos nossos hospitais de referência, que fazem a regulação das vagas. Ou seja, nosso núcleo explica as condições do paciente e o profissional do local de destino define se aceita ou não a transferência’, explicou o diretor administrativo do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo, Marcelo da Rosa.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, desde que o Hospital e Maternidade Municipal recebeu a Licença Sanitária muitos pontos internos estão avançando e, em breve, vão proporcionar mais novidades. ‘Estamos trabalhando para melhorar cada dia mais o atendimento. Logo iremos anunciar mais novidades que irão otimizar o serviços e atender outras necessidades. Isso vai garantir mais serviços para a população!’, destacou.