O prefeito Armando Polita, o Cacique Daniel Maracá Mire Lopes e o Diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Michel Friederich e o vice prefeito Volnei Adamante estavam presentes na solenidade de abertura da 11ª Semana Indígena Guarani, na aldeia Avá Guarani, em São Miguel do Iguaçu que integra a programação alusiva ao Dia do Índio, 19 de abril.

Como nas edições anteriores a programação acontece na Escola da Aldeia e a solenidade de abertura, na terça-feira, 17, foi prestigiada pela Diretora do Núcleo Regional de Educação, Ivone Muller, vereador Nilton Werneck, Gerente da Divisão de Meio Ambiente da Itaipu, Marlene Curtis, Coordenador do programa de Sustentabilidade Indígena, João Bernardes, Coordenador de Diversidade Indígena, Adilson Manfrin além de secretários municipais, professores e as famílias índias.

O cerimonial previu quatro pronunciamentos: a diretora da Escola, Cleonice Nunes Fhey evidenciou a garra da população guarani para manter suas tradições. O cacique Daniel Lopes fez referência à luta da etnia indígena para ser reconhecida pela sociedade “civilizada”. Nelton Friedrich destacou a importância para o homem branco, saber o valor da fitoterapia, cujo domínio de conhecimento é dos índios. Outro fator apontado pelo diretor: “Não teríamos essa crise se tivéssemos os mesmos valores, se víssemos a terra, a água e natureza como sagrados”, afirmou.

O prefeito Armando Polita ressaltou a atenção dispensada em todos os seus governos (quatro), para a comunidade indígena da aldeia. “Compartilhamos com a liderança a busca por melhores condições de vida para as famílias” – disse Polita, citando alguns projetos implantados tendo como objetivo melhorar as condições de higiene e saúde da aldeia, sem interferir na sua cultura.

Desde terça-feira os visitantes – a maioria das escolas de municípios da região – conhecem os costumes da aldeia onde encontram artesanato, assistem palestras, apresentações de dança e teatro, sem contar a riqueza do conhecimento indígena com as plantas medicinais (Fitoterapia).