A Secretaria Municipal de Assistência Social abriu inscrições para o Projovem Adolescente, programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de São Miguel que prevê a integração dos adolescentes junto à sociedade e à família. Podem participar adolescentes com idade entre 15 e 17 anos.

São 25 vagas disponíveis podendo ser dobradas, de acordo com a procura. Para inscrever-se basta se dirigir ao Centro da Juventude – sede das atividades do Projovem Adolescente – na Rua Valentin Celeste Palavro, ao lado do Centro de Convivência do Idoso.

Segundo coordenadora do programa, Aparecida Caradore, as atividades acontecem no contraturno escolar. Ela lembra que para se inscrever o jovem deve estar devidamente matriculado no ensino regular. “Além de se integrar na sociedade e ampliar o conhecimento pessoal, nossos jovens farão passeios para conhecer os aspectos culturais e turísticos da cidade e da região”, explica. Não há restrição de renda familiar.

Os temas abordados no Projovem abrangem praticamente todos os aspectos da sociedade, como cultura, esporte, lazer, meio-ambiente, saúde e trabalho. Tudo isso objetivando desenvolver a capacidade dos jovens para a convivência com os problemas sociais, participando das decisões com cidadão, sendo responsável pelo mundo de trabalho, cuidar e organizar a família, assumindo seus compromissos e seus deveres, além saber exigir os seus direitos.

Os adolescentes terão total acompanhamento dos profissionais do CRAS, como psicólogo, assistentes sociais e professores de música, informática, artesanato, e língua inglesa.

A previsão é de que as atividades comecem ainda neste mês. Para obter mais informações basta ligar 3565-7797.

Em ação Em outubro do ano passado, os participantes do programa mobilizaram os são-miguelenses com uma campanha de conscientização sobre a importância de preservar a água. A atividade fez parte de um concurso promovido pela Associação do Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu – Gincana dos Jovens Lindeiros em Defesa da Vida. Em forma de um pedágio, os adolescentes distribuíram panfletos educativos e um copo de água mineral aos motoristas e passantes da Rua Farroupilha, centro de São Miguel do Iguaçu. A ação foi desenvolvida também nos distritos administrativos do interior e na praça de pedágio, na BR-277.