As equipes de base mantidas nas escolas públicas e particulares de São Miguel do Iguaçu continuam rendendo títulos para a cidade, o que se faz concluir que o município se mantém como um celeiro de atletas em modalidades como: voleibol, handebol e atletismo.

As equipes de Handebol e Voleibol Masculino representantes dos colégios Castelo Branco e Nestor Victor dos Santos, respectivamente, regressaram com medalha de ouro e com a vaga garantida para a Fase Macro Regional da competição que será na cidade de Corbélia. Destaque para a equipe de Handebol, treinada pelo professor Patinhas que no jogo final, contra Foz do Iguaçu, precisava fazer saldo de 3 gols para ser campeã. Mesmo jogando contra uma equipe de maior porte físico o time conseguiu o gol do título quando faltavam 5 segundos para o término do jogo que 18 X 15, dando o título aos sãomiguelenses.

Esta foi a sexta conquista dos Jogos Colegiais Regionais para São Miguel do Iguaçu (2005,2007,2008,2009,2010,2012).

No Voleibol Masculino o Colégio Nestor Victor dos Santos, comandado pelo técnico Álvaro Depiné também brilhou e eliminou os donos da casa, Medianeira ficando com a vaga para a próxima fase.

São Miguel se despediu dos Jogos Colegiais com a equipe do Colégio Castelo Branco disputando a final da modalidade Futsal Masculino A, contra o Colégio Costa e Silva de Itaipulândia, mas foi derrotado e ficou com a medalha de prata.