Aproximadamente duas mil pessoas, entre alunos, professores, diretores, pais e autoridades locais prestigiaram a cerimônia de abertura dos XII° Jogos Escolares – Fase Municipal de São Miguel do Iguaçu, no Centro Esportivo Valter Marcon, dia 20.
Os Jogos Escolares estão sendo disputados nas modalidades coletivas como: voleibol, Handebol e Futsal – naipes masculino e feminino e a novidade da atual temporada é o Karatê, esporte que inclusive tem um campeão brasileiro na cidade. Trata-se de João Paulo Bamberg Reis, 11 anos de idade condutor da Pira Olímpica da competição.
O juramento dos atletas foi conduzido pela jogadora de handebol da seleção paranaense sub 16, Ana Karoline Chequinel que pratica handebol desde 2009.
Também as modalidades individuais de atletismo, tênis de mesa e xadrez estão sendo disputadas por alunos/atletas de nove estabelecimentos da cidade e interior. São eles: Colégio Educação Ativa, Colégios Estaduais: Castelo Branco, Coelho Neto (Aurora do Iguaçu), Dom Pedro II (São Jorge), Santa Rosa e Teko Nemoingo (Santa Rosa do Ocoi), Nestor Victor dos Santos e Pedro Viriato Parigot de Souza (sede) e Colégio L’hermitage Nossa Senhora de Fátima.
O evento deve se estender até o dia 9 de abril, com disputas em locais como: Centro Esportivo Valter Marcon, Ginásio de Esportes Joelson Marcelino, Pista de Atletismo da Uniguaçu/Faesi, sede do Lions Clube (xadrez), Quadra de Esportes do Colégio Castelo Branco (tênis de mesa).
A organização e realização dos Jogos Escolares – Fase Municipal está sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, através do departamento de Esportes que estão trabalhando com a expectativa de neste ano o número de envolvidos com os Jogos Escolares se aproxime dos três mil alunos.
O prefeito Armando Polita, que estava acompanhado pela esposa e secretária de Assistência Social, Nailor Teresa Polita, saudou os atletas, desejou sucesso e vitórias, declarando abertos os XII Jogos Escolares de São Miguel do Iguaçu.
Logo em seguida os presentes foram brindados com um espetáculo de Ginástica Rítmica apresentado pelas alunas da Associação de Ginástica Rítmica de Toledo, onde um projeto conhecido como Atletas do Futuro está sendo mantido através parceria entre o governo municipal e iniciativa privada e que atende 1500 crianças, além de já ter revelado medalhistas olímpicas.
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter