A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu em conjunto com o Parque Nacional do Iguaçu e o Colégio Estadual Dom Pedro II lançaram esta semana o Projeto Conhecendo os Rios do Parque – Rio Represa Grande. O objetivo é monitorar a qualidade ambiental deste rio e seus afluentes e colocar em prática as ações propostas no projeto do ano anterior.

Presentes no centro comunitário do distrito de São Jorge, alunos, professores e o diretor do Colégio Dom Pedro II, Élcio Rosas, representantes da Escola Parque e Programa aquaIGUAÇU, Marieli Mucciatto e Yolanda Oliveira, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Klajn, o vereador Claudio Rodrigues, o subprefeito de São Jorge, José da Rosa Filho, os proprietários de áreas que margeiam o Rio Represa Grande, e a coordenadora pedagógica e facilitadora da Sala Verde, Leonice Lenz.

O projeto, desenvolvido em parceria com o Programa aquaIGUAÇU e a Escola Parque, iniciou em 2012 no Rio Represinha. As ações de monitoramento das águas buscam conhecer a qualidade do material que entra no Parque Nacional do Iguaçu a partir dos afluentes do Rio Iguaçu. O projeto pioneiro na região é desenvolvido no distrito de São Jorge, com a participação de alunos em parceria com proprietários de áreas que margeiam os rios.

Conforme Leonice Lenz, a parceria entre iniciativa pública, privada e comunidade é imprescindível para projetos como este. “Para que se obtenham melhorias, precisamos contribuir juntos. É necessária uma grande parceria entre comunidade, apoiadores e idealizadores, e nada é impossível quando almejamos o bem comum”.