O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD é desenvolvido em parceria entre o governo municipal, através da Secretaria de Educação e a 2ª Cia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, representada na formatura pelo seu comandante, Capitão Jacson Aquiles Busnelo.
Implantado em São Miguel do Iguaçu a partir do ano de 2005, o PROERD é uma versão do programa norte americano DARE que surgiu inicialmente na cidade de Los Angeles, em 1983.
Neste ano foi à sétima turma formada pelo programa, sendo que até agora cerca de 4 mil crianças de escolas municipais, estaduais e particulares foram beneficiadas.
A formatura do PROERD aconteceu no ultimo dia 12, formando 435 alunos das 4ª séries e 5° ano, das escolas municipais, no C.T.G. Querência Amada. O ato foi prestigiado por autoridades municipais, diretores e professores, pais e oficiais da Polícia Militar como o comandante do Destacamento, Sgto. Luiz Carlos Mariano da Silva, soldado Cleber de Córdova Bicudo, instrutor do programa, secretária de educação, Maria Margarida Pansera, os secretários: Nailor Polita (Assistência Social), Rosari Bedin (Administração) e a diretora de escola Nilse Inês Kotz Feix (representante dos diretores).
A secretária Maria Margarida Pansera explica que o PROERD tem o caráter preventivo e estratégico junto ao público alvo, as crianças. Através de um instrutor fardado os alunos das 4ª séries recebem ensinamento e motivação para se manterem longe das drogas e técnicas de autocontrole e resistência às pressões e formas de oferecimento de drogas.
“No próximo ano outras turmas serão formadas e daremos todo o suporte necessário para a continuação desse Programa que já demonstrou ser eficiente” – disse a secretária.
Premiação Emoções e Poupança
Três alunos foram contemplados com premiação no concurso de redação sobre o tema. São eles: Géssica Andreína dos Santos, da Escola Municipal Pequeno Príncipe, professora Ângela Aparecida Vieira. Sua redação tem o título “A Batalha contra as Drogas”. Pedro Henrique Alcides, da Escola Municipal Monteiro Lobato, acompanhado pela professora Denise Dieme da Silva foi premiado com a redação intitulada “Seja uma Pessoa Decidida”. Luiz Carlos Romero, aluno da professora da 4ª série da Escola Henrique Ghellere, Elisete Costa Ghellere, foi o terceiro a receber premiação com a redação intitulada “Diga não às Drogas”.
A programação contou com encenações teatrais e cantos relativos ao tema, apresentados por alunos das escolas: Geraldo Caldani, Anita Garibaldi e La Salle. A aluna do Colégio Castelo Branco, Sara Simões Machado energizou o ambiente com sua voz, interpretando a música Último Julgamento.
Ao final o sorteio de uma conta/poupança, no valor de R$ 150,00, no Banco Sicredi criou expectativa entre os formandos. O soldado Córdova e a primeira dama, Nailor Teresa Polita procederam o sorteio e o “sortudo” foi Matheus Zimer Flores, aluno da Escola Municipal José Francisco de Oliveira. (Assessoria)
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter