Em menos de 48 horas, os medicamentos de alto custo que haviam sido apreendidos pelo Ministério Público já foram devolvidos à farmácia da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu, e já estão à disposição da população.

Na quarta-feira (05), quando houve a operação na Secretaria de Saúde e em duas Unidades Básicas de Saúde, o promotor Alex Fadel acompanhando de dois policias apreenderam várias caixas de remédios. Muitos deles eram medicamentos psicotrópicos que haviam enviados pelo Governo do Estado na sexta-feira (31), e não estavam na lista de medicamentos vencidos. Deste modo, a Delegada de São Miguel do Iguaçu, Tany do Amarante Razera determinou a devolução dos mesmos para a Secretária de Saúde, Helen Caroline de Oliveira Babinski, na sexta-feira (07) depois do horário do expediente.

De acordo com a Secretária Helen também foram apreendidos medicamentos vencidos. “Havia sim medicamentos vencidos, porém estavam acondicionados em local adequado, em caixas fechadas, aguardando descarte, pois a empresa especializada responsável pelo Lixo Hospitalar faz a recolha a cada 15 dias”. Helen afirma que nenhum cidadão recebeu remédio com data de validade ultrapassada da Farmácia Básica.

Helen conta que quem saiu prejudicada com a atitude foi a população, que precisou dos remédios e eles estavam retidos.

O Secretário de Administração, Valdecir Lago, relata que o Governo Municipal irá abrir uma sindicância (investigação interna) para saber se de fato nenhum cidadão recebeu medicamento vencido. “Também o Município está estudando e irá tomar medidas para proteger o direito da Administração Municipal bem como a integridade dos servidores”.

Públicado às 12h32