Os 192 anos de Independência do Brasil foram celebrados ontem (7) na Hora Cívica que aconteceu em frente ao Paço Municipal Abel Bez Batti, em São Miguel do Iguaçu.

Veja todas as fotos do evento em nossa PÁGINA no Facebook

Apresentações cívico-culturais de escolas da cidade deixaram o sentimento de esperança e de um país melhor para viver. Apesar do tempo nublado e da temperatura amena, muitas famílias acordaram mais cedo no domingo para prestigiar a solenidade.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Claudio Dutra, a primeira-dama Serli dos Reis Dutra, a secretária de Educação Marli Frasson Possamai, entre outros secretários, sub-prefeitos e representantes da sociedade organizada.

Para o hasteamento das bandeiras, na hora do Hino Nacional, foram convidadas uma professora e uma diretora de escolas municipais, como forma de homenagem e agradecimento pelo excelente índice conquistado no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A professora Paula Mantente, da escola Serafim Machado de Souza, hasteou a bandeira do Município, Márcia Albônico, diretora da escola Vitorino Barbiero, ficou responsável pela bandeira do Estado e o prefeito Claudio Dutra hasteou o pavilhão Nacional. O hino do Estado do Paraná foi executado pela banda do Colégio Castelo Branco, formada por alunos ensaiados pelo maestro Gilmar Marques de Souza.

Depois dos hinos, as apresentações das escolas. Os alunos da Escola Municipal Vitorino Barbiero declamaram poesias de Manoel Bandeira que repudiam as desigualdades sociais do país. Ao som da música ‘Tempo de ser feliz’, da cantora Jamily, o Colégio Franciscano Nossa Senhora de Fátima recorreu a Deus para iluminar a Nação, pedindo que coloque amor nos corações dos que governam a pátria. A representação também chamou atenção para o a consciência coletiva neste período eleitoral. Com danças, o Colégio Estadual do Campo Castelo Branco homenageou as diferentes manifestações culturais do país, com destaque para as comunidades indígenas e afro-descentes. A professora Amélia Guimarães Pavelski, da Escola Municipal Serafim Machado de Souza, encerrou as apresentações com o poema ‘A Pátria’, do escritor e poeta Olavo Bilac.

O índice conquistado pela educação de São Miguel do Iguaçu no IDEB foi novamente destacado pela secretária de Educação, Marli Frasson Possamai, em seu discurso. Emocionada, ela parabenizou a todos os professores e diretores das escolas pela dedicação. “Lutamos tanto pra isso, por isso tenho que agradecer aos diretores, professores, pais, a toda a equipe da Secretaria de Educação e ao Governo Municipal”, comemorou Marli.

Em seu pronunciamento, o prefeito disse que a bandeira do Brasil é símbolo de conquista. “Quando ganha-se uma guerra, se crava a bandeira. A nossa bandeira está cravada para nãos deixarmos o Brasil voltar para trás”, disse Claudio Dutra.  Ele também deixou um recado para os pais. “Eu peço que aproveitem cada fase do crescimento dos vossos filhos. Não deixe que a internet, o celular e a televisão eduquem seus filhos. É de atenção que eles precisam, para que tenham respeito pelo próximo e saibam comemorar as vitórias do País”, pontuou o prefeito.

Como parte do encerramento da solenidade de 07 de setembro, todos cantaram o hino que marca a independência de todos os brasileiros.

Texto: Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR
Fotos: Tallini Klassmann