O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, realizou na noite de terça-feira, 04, em parceria com a Câmara Municipal, a abertura da programação do Outubro Rosa, em evento realizado no Centro de Convivência do Idoso.

Contando com mensagens de prevenção e muita emoção, o evento teve a participação de mulheres de todas as idades que puderam acompanhar palestras sobre o Câncer de Mama e o Empoderamento Feminino, além de ouvirem os depoimentos de mulheres que se recuperaram do câncer.

O tema da campanha neste ano leva mais uma vez a mensagem: ‘Um toque de amor que pode mudar sua vida’. ‘É uma frase tão forte e bonita, que realmente precisa ser levada para nossas mulheres, por isso, decidimos realizar a 2ª edição com o mesmo tema em 2022’, explicou a idealizadora do evento, vereadora Juliane Dandoline.

A palestra sobre o Câncer de Mama foi ministrada pela médica Jéssica Dayane Antunes Irala Quintana, que passou várias orientações de prevenção e cuidados que as mulheres precisam ter para evitar e/ou detectar o quanto antes para iniciar o tratamento, caso tenham a doença. Já o Empoderamento Feminino foi abordado pela jornalista Juliane Flores e pela agricultora Eliani Aparecida Salbego Colombari, que contaram um pouco de suas histórias e desafios de desenvolver atividades em áreas até então dominadas pelos homens.

A emoção tomou conta das participantes quando foram ouvidos os relatos da Silvana Frigo e da Deysi Franceschini Piva, que se curaram do câncer e contaram a sua luta até vencerem a batalha contra a doença. ‘Estou curada há um ano e tenho mais nove anos de tratamento, mas sei que posso aproveitar a vida com muita alegria, eu renasci’, relatou Deysi.

Silvana contou que depois de participar do evento de abertura do Outubro Rosa no último ano, ligou o alerta sobre os cuidados. Segundo o relato dela, a insistência de uma amiga fez com que ela fizesse a mamografia que detectou o câncer.

‘Eu sempre gostei de cuidar dos outros, das minhas amigas, e esquecia de mim. E aquele caroço estava ali, enorme, de 8 centímetros. Eu poderia ter evitado muita coisa se eu tivesse percebido, olhado pra mim, mas não, eu me preocupava com o trabalho, os estudos, e deixava pra trás. Então se cuidem, se toquem, e vão ao médico casa apareça algum sinal’, testemunhou Silvana.

Houve ainda a apresentação das meninas da Ginástica Rítmica do município, modalidade esportiva que está sendo oferecida gratuitamente para crianças de 06 a 11 anos por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. A professora Chirle da Silva aproveitou para realizar um momento de descontração, com passos de dança no ritmo da salsa.

‘Estão todas de parabéns pelo evento realizado. O Governo Municipal está junto com todas as mulheres e à disposição para tudo o que precisar para o cuidado de todas as são-miguelenses’, destacou o prefeito Boaventura Motta.

Além da conscientização com a Saúde, o evento também teve cunho social, com as participantes realizando a doação de alimentos não perecíveis, que foram repassados para o Provapar, que vai destinar os donativos para as famílias carentes do município.

OUTUBRO ROSA

Ao longe deste mês serão realizadas diversas atividades e campanhas para reforçar e facilitar o acesso das mulheres na prevenção, promoção e cuidados a saúde. Durante todo o mês de outubro serão ofertados exames ginecológicos em horários excepcionais, solicitação de exames de mamografia, ofertados exames de testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite C, hepatite B), além de orientações nas unidades de Saúde e grupos da saúde na comunidade.

Segue abaixo o cronograma dessas atividades:

– No dia 15/10/22 (sábado): as Unidades de Saúde da Família estarão abertas para realizar exames de rastreamento do câncer de colo uterino para as mulheres que ainda não conseguiram realiza-lo (Exame de Papanicolau), marcação de exame de mamografia e palestras sobre os temas do evento.

– Durante todas as semanas os profissionais de saúde estarão nas unidades dispostos a esclarecer dúvidas e fornecendo orientações sobre todos os temas pertinentes a saúde da mulher.

– Afim de oportunizar o aceso a todas as mulheres, as unidades de saúde estarão realizando marcação destes exames em horário especial. Em caso de dúvidas entrar em contato com sua unidade de saúde de referência.