Os membros e equipe técnica do Conselho de Desenvolvimento Municipal – CDM de São Miguel do Iguaçu reuniram-se nesta semana para a eleição da primeira diretoria do órgão.

O pleito foi convocado por meio de edital, publicado no Diário Oficial do Município. A eleição foi realizada na sala de reuniões da prefeitura, com presença de todos os membros titulares ou suplentes. Também esteve presente o Secretário de Planejamento, Clodoaldo Ghellere.

A arquiteta e urbanista da prefeitura, Ana Paula Kozerski, fez a abertura do encontro e agradeceu a presença de todos os participantes. Ela lembrou a importância da revisão do Plano Diretor, baseado na Lei Federal nº 10.257/2001 – Estatuto da Cidade, que compreende o prazo máximo de dez anos. Como o Plano Diretor de São Miguel do Iguaçu foi aprovado em dezembro de 2004, encerrou-se em 2014 o prazo de dez anos para realizar a revisão. A arquiteta também apresentou uma síntese do processo de revisão com a apresentação breve do que foi a primeira audiência pública.

A eleição da diretoria do CDM foi coordenada pelo secretário de Planejamento. Os nomes indicados pela maioria foram Aldair José Ghiotto, representante da Entidade de Ensino Superior, e Lilian Lorençon, representante da Associação dos Engenheiros Civis e Arquitetos, para presidente e vice-presidente, respectivamente. Os indicados foram votados e eleitos por unanimidade.

Para que serve o Conselho?

Conforme o Decreto 001/2015, o CDM é formado por membros representativos das entidades da sociedade civil organizada e órgãos públicos. No total, a representatividade é composta por vinte entidades, entre sociedade civil e órgãos públicos, como subprefeituras, associação comercial, Lions e Rotary Club, associação de bairros, conselho de segurança e associação de acadêmicos, entre outros.

Ao CDM cabe revisar e reavaliar o Plano Diretor do Município, tendo em vista que este é um instrumento de planejamento urbanístico, que tem por função sistematizar o desenvolvimento físico, econômico e social do território municipal, visando o bem-estar da comunidade local.

Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR