O Secretário Municipal de Administração de São Miguel do Iguaçu, Valdecir Simão Lago, esteve durante esta semana, cumprindo agenda de trabalho no Distrito Federal, em Brasília.

Valdecir esteve representando o prefeito Claudio Dutra nas sessões do Senado Federal. Em discussão, os senadores aprovaram na tarde de ontem (11), o projeto que altera a distribuição da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH e Royalties) entre União, estados e municípios (PLC 315/2009).

São Miguel do Iguaçu é um dos mais de 700 municípios que serão beneficiados com as alterações do projeto, ou seja, a PCL reduz o percentual de repasse para os estados de 45% para 25%, transferindo essa diferença para os municípios, que passam da faixa de 45% para 65%.

De acordo com o Secretário Valdecir essa é uma conquista muito importante para os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. “Após a sanção e publicação no Diário Oficial da União, no mês seguinte o município já receberá os royalties com reajuste no percentual de 65%, sendo recursos livres para aplicação no município. Acredito que no segundo semestre teremos o projeto totalmente sancionado pelo presidente”, explica.

Esteve presentes no Senado, representando os municípios lindeiros, a prefeita de Mercedes, o prefeito de Foz, Missal, Pato Bragado, e o Secretário de São Miguel do Iguaçu.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR