Apresentações culturais, exibição de filmes, música e teatro são algumas das atividades programadas para a Semana de Museus, entre 13 e 19 de maio, no Museu Histórico Municipal de São Miguel do Iguaçu.

Em sua 11ª edição, o evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), com o objetivo de mobilizar os museus brasileiros com programações em torno de um mesmo tema.

Este ano, a Semana trará o tema: Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, com 1.252 instituições participantes e 3.911 atividades em 535 municípios de todo o país.

Além de alunos das escolas do município, o Departamento de Cultura de São Miguel do Iguaçu espera receber a visita do público em geral. “Teremos atividades também à noite para receber a comunidade. Na perspectiva do tema, vamos trabalhar os sentidos e os sentimentos, que leva a uma mudança social, pois ao se conhecer, você pode mudar o que não está legal em ti. Por isso, preparamos atividades em que você vai entrar em contato com o seu ‘eu’, com o seu sentimento, seu valor”, disse Jane Seibert Zulian, assessora do Departamento de Cultura.

Museu Histórico Municipal – conta com um acervo de aproximadamente 200 peças e mais de mil fotos que revelam a história da colonização do município e dos primeiros colonizadores. Instrumentos domésticos e equipamentos antigos podem ser apreciados junto à história política do município, contada em fotografias.

Programação – Em São Miguel do Iguaçu, a 11ª Semana de Museus terá a seguinte programação:

13 a 17/05 – 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30:

CIRCUITO DAS SENSAÇÕES
Espaço do museu com exposição voltada à interação do público, podendo utilizar-se dos sentidos para descobrir as peças do acervo e ambientes que possibilitem sensações diversas.

14/05 – 19h30 às 21h30:

NOITE NO MUSEU
Visita às exposições
Municipal Espaço da Dança
Tia Loló – Biblioteca Pública
Álvaro Sampaio – Grupo de Teatro Chaplin
Egon e Renan – Departamento de Cultura
Alexandre Brochado – Banda Municipal

15/05 – 19h30 às 21h30:

CINE CULTURA – filme “NARRADORES DE JAVÉ”
Exibição cinema brasileiro.

16/05 – 19h30 às 21h30: