Durante o dia de quarta-feira (11) a museóloga do Ecomuseu de Itaipu, Tamiris Amancio, esteve no Museu Histórico de São Miguel do Iguaçu para assessoria técnica na reestruturação do mesmo.

No ano passado a Itaipu, através do Convênio com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, colaborou com recursos à projetos da região da BP3, adquirindo equipamentos para auxiliar na comunicação e ações educativas que o Museu voltará a oferecer.

A ideia é dinamizar as visitas ao Museu, com atividades de educação para o patrimônio, buscando inserir diferentes públicos em suas ações, por meio de projeções de vídeo (Cinema no Museu), atividades recreativas com brincadeiras tradicionais que faziam parte dos primeiros moradores da cidade, entre outras.

Além disto, estão sendo realizadas pesquisas com a intenção de contar a história de São Miguel do Iguaçu. O acervo do Museu já conta com extensa coleção de objetos, documentos e fotografias que refletem as memórias daqueles que construíram a cidade, e que ainda hoje a constroem. Porém, parte deste rico acervo não está devidamente acondicionado e principalmente catalogado, para que possam ser reconhecidos e principalmente acessados por todos.

Este trabalho vem sendo realizado no Museu, inclusive entrevistas e questionários estão sendo enviados para que possam ser levantadas informações da conformação das comunidades existentes no município.

O novo Museu está localizado na Avenida Iguaçu, na esquina da BR Ferro e Aço.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL


Compartilhe

Google+