Um dia voltado para mobilizar e conscientizar a população sobre a questão do Meio Ambiente. O mutirão de limpeza no Lago de Itaipu ocorreu no sábado (9), no Terminal Turístico de Balneário Ipiranga em São Miguel do Iguaçu. Durante todo o dia, moradores da comunidade, pescadores, amadores e profissionais, funcionários da Itaipu, órgãos do Departamento de turismo e as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e AMAR – Associação dos Agentes de Meio Ambiente Reciclável participaram dessa ação.
Cerca de doze barcos, contendo três a quatro pessoas em cada, saíram pelo Lago de Itaipu recolhendo o lixo que encontravam pelas margens. A limpeza também aconteceu no território da cidade de Itaipulândia.
Para o responsável pelas áreas protegidas da Itaipu na região de São Miguel do Iguaçu, Jarbas Aguinaldo Teixeira, o objetivo do mutirão é a conscientização da população, não somente das pessoas que frequentam o Balnerário, e sim, os agricultores e moradores do centro de São Miguel do Iguaçu. “Encontramos muito lixo, principalmete garrafas pet, vidros de veneno, calçados, plásticos, latas e até uns aparelhos eletrônicos. A população joga o lixo na rua e, depois com a chuva, todo aquele lixo que estava na cidade, vem parar aqui, nas margens do Lago de Itaipu” relata Jarbas.
O prefeito Claudio Dutra também esteve presente no mutirão e ajudou na coleta do lixo. “Foi uma grande operação que mobilizou muita gente para que tenhos uma Prainha limpa, digna de ser usufruída pela nossa população. Pedimos para que a população cuide bem de nossa prainha e ajude a manter o ambiente limpo”, salienta o prefeito.
Nessa ação além da questão do Meio Ambiente, a saúde também estava presente, pois com a recolha do lixo evitou-se a proliferação do mosquito da dengue. “Nós queremos garantir a saúde da nossa população”, finaliza o prefeito.
Claudio Dutra ainda avaliou como "grande sucesso" a operação que retirou aproximadamente 2.500 quilos das margens do Lago de Itaipu.
Ação Educativa – No mesmo dia foi realizado o plantio de árvores no Terminal Turístico Balneário Ipiranga. Os alunos da Escola Municipal Rural Ipiranga ficaram responsáveis pelo plantio de 400 mudas de árvores, dentre elas: frutíferas e nativas.
Cada aluno recebeu uma pequena placa com seu nome para colocar ao lado da muda que plantou. Assim, depois de grande, eles podem identificar qual foi à árvore que plantou. O aluno João Pivetta de 10 anos plantou a primeira muda e disse que daqui uns anos ainda vai reconhecer a árvore. “Coloquei meu nome ao lado da muda e, depois que ela estiver grande, ainda vou saber que essa árvore fui eu que plantei, porque todos os alunos puderam colocar seus nomes nas mudas em que plantaram” disse João.
Os alunos que estiveram presentes no mutirão puderam acompanhar de perto os procedimentos de limpeza e saber a importância de manter o local limpo e a preservar o meio ambiente.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter