O município de São Miguel do Iguaçu recebeu a título de cessão de uso cinco academias ao ar livre para instalação em espaços (imóveis próprios) de domínio público. Os equipamentos de exercícios físicos foram repassados pela Secretaria Estadual de Esporte e Turismo, com destino explicito nos respectivos termos de cessão de uso, sendo para as seguintes comunidades:
01 Aurora do Iguaçu – já instalada
01 Balneário de Ipiranga – Em processo de instalação
01 Linha Cacic – Em processo de instalação
01 Linha Santa Rita – Em processo de instalação
01 Loteamento Santa Ana – Em processo de instalação
Em julho, a equipe da Prefeitura Municipal, formada pela Secretaria de Assuntos Comunitários e Gerente de Projetos, Luciano Neris, iniciou o processo de reuniões comunitárias (audiências públicas) informando o recebimento dos aparelhos e programando as respectivas instalações.
Exemplo de decisão comunitária ocorreu em Balneário de Ipiranga, a locação do equipamento estava previamente no pátio da escola municipal, devido a diversos fatores destacando-se a necessidade de deixar os portões abertos à comunidade inviabilizou a instalação nesse local. A comunidade decidiu instalar ao lado do parquinho de diversão existente. Nesse local é necessário a regularização do imóvel para que tenha domínio público.
No caso do Loteamento Santa Ana, também ocorreu uma reunião em julho, sendo distribuídos 50 convites aos moradores. Na reunião foi apresentado os 11 equipamentos que compõe a Academia ao Ar Livre e detalhado os requisitos de utilização, ainda foi informado que o mesmo estava depositado no saguão da prefeitura e que em função da utilização do espaço por diversas crianças que praticam Karatê, o mesmo teria que ser retirado de lá. Uma sugestão dada pela própria comunidade que eles iriam tomar conta do benefício, pois corriam boatos de que seria destinado à outra comunidade. O mesmo pleito ocorreu em Balneário de Ipiranga.
O Presidente da Associação de Moradores do Loteamento Santa Ana ficou responsável em viabilizar o local. Sendo que no dia 17/07/2017 foi entregue todos os equipamentos aos cuidados da associação, posse do equipamento, croqui de implantação, cópia da nota fiscal e lista de aparelhos.
Nesse ínterim foi iniciado o processo de compra de material de construção (cimento, ferragem, pedra e areia) além de confeccionar os chumbadores. Além de reuniões agendadas pela Secretaria de Assuntos Comunitários junto aos representantes das comunidades para fomentar a instalação.
Na semana passada, dia 14, a Secretaria de Obras e Manutenção do Patrimônio iniciou o processo de instalação, sendo programada a limpeza do terreno do loteamento Santa Ana para essa semana.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Publicado às 08h11
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter