Morar numa cidade limpa e organizada é um direito dos cidadãos que tem sido respeitado pela atual administração municipal de São Miguel do Iguaçu. Com a normalização dos serviços de limpeza urbana e coleta seletiva do lixo, a Prefeitura está proporcionando bem estar à população e cuidado com o meio ambiente.

O serviço contratado, por meio de licitação, ganhou reforço com um caminhão de coleta seletiva da Prefeitura, que foi cedido em comodato à empresa Costa Oeste Serviços de Limpeza Ltda. O veículo repassado ao Município no ano de 2012, e que nunca havia sido utilizado, teve sua documentação regularizada e já está auxiliando na coleta.

A população de São Miguel conta hoje com os serviços de coleta, transporte e destinação do lixo urbano no Aterro Municipal, coleta seletiva, varrição de ruas, coleta e trituração de galhos, coleta de inservíveis, serviços de manutenção urbana, serviços de recebimento, triagem e destinação final do lixo recebido, e manutenção do Aterro Municipal.

Conforme o diretor de Meio Ambiente, Luiz Maturana, são distribuídas semanalmente 14.600 sacolas nas residências para acondicionar corretamente os resíduos sólidos recicláveis. Esse número não engloba os órgãos públicos. “Pedimos à população que faça a separação correta do lixo. Isso é muito importante para o meio ambiente”, pontuou Maturana.

“Quem mora em São Miguel do Iguaçu pode se orgulhar em ter sua cidade limpa e organizada. É um direito de todo o cidadão ter o serviço de limpeza urbana em dia, o que infelizmente em algumas cidades isso não é respeitado”, avaliou o prefeito Claudio Dutra.

Cronograma de recolha

De acordo com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, a coleta seletiva obedece ao seguinte cronograma:

Segunda-feira:

Manhã: Bairros Floresta, Novo Mundo, Parque Industrial, Jardim das Missões, Condomínio Modelo, Jardim Panorama, Conjunto Araras, Renascer, Jardim Vitória, Jardim Amizade, Jardim Urbano. Tarde: Centro e Santa Catarina.

Terça-feira:
Manhã: Centro, Jardim Paraguaçu, Jardim Social, Santa Ana, Sagrado Coração de Jesus, Ecovilla, Linha Minosso. Tarde: Centro, Morumbi, Cohapar, Jardim Vanz, Loteamento Soster 1 e 2, Jardim Hermes Corbari.

Quarta-feira:
Manhã: distritos de São Jorge, Aurora do Iguaçu e respectivas comunidades. Tarde: distritos Santa Rosa do Ocoí, Balneário Ipiranga e suas respectivas comunidades, e escolas do interior (Santa Rita, Cacic e Guanabara).

Quinta-feira:
Manhã: Bairros Floresta, Novo Mundo, Parque Industrial, Jardim das Missões, Condomínio Modelo, Jardim Panorama, Conjunto Araras, Renascer, Jardim Vitória, Jardim Amizade, e Jardim Urbano. Tarde: Centro e Santa Catarina.

Sexta-feira:
Manhã: Centro, Morumbi, Cohapar, Jardim Vanz, Loteamento Soster 1 e 2, Jardim Hermes Corbari. Tarde: Centro, Jardim Paraguaçu, Jardim Social, Santa Ana, Sagrado Coração de Jesus, Ecovila, Linha Minosso.