Há quase uma década o município de São Miguel do Iguaçu não registra nenhum nascimento em maternidade. Tudo isso em decorrência da falta de uma maternidade agravada pelo fechamento de três hospitais privados da cidade.

Mas esta situação já tem data para acabar. Segundo o prefeito Claudio Dutra, até fevereiro a nova maternidade será inaugurada e passará a tender todas as gestantes, que antes seguiam até Matelândia ou Medianeira. O hospital terá convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde), o que também é inédito aos moradores.

“São Miguel nunca teve um hospital público. Agora, além dos partos, será possível atender aos casos de baixa e média complexidades que antes eram encaminhadas, juntos com os pacientes mais graves, a outros municípios”, relata o prefeito. “É um sonho da população se tornando realidade”, ressalta.

Para a construção do Hospital e Maternidade Municipal foram viabilizados R$ 3,7 milhões de recursos estaduais a fundo perdido. Outros R$ 1,7 milhão financeiro pela gestão pública municipal. A unidade terá 800 metros quadrados com capacidade de internação de 11 leitos, além de centro cirúrgico, obstétrico, quartos de enfermarias, isolamento e esterilização, ambulatório, recepção, sala de raio X, expurgo , copa, cozinha e lavanderia. A obra, que deve ser finalizada em dezembro será equipada com sistema de climatização central e gerador de energia próprio.

Anexo ao prédio da maternidade é construído o Pronto Atendimento 24h, que terá aproximadamente mil metros quadrados, com o propósito de atender situações de urgência e emergência. A previsão é de que a estrutura comece a funcionar em abril de 2016.

REFORMAS NAS UNIDADES BÁSICAS

As Unidades Básicas de Saúde de São Miguel do Iguaçu também receberam atenção especial do Governo Municipal. Todas elas, inclusive aos dos distritos, foram reformadas. Hoje, o Município conta com 13 médicos do programa federal Mais Médicos. “Com a inauguração do novo hospital, do Pronto Atendimento e a reforma nas UBSs, São Miguel recupera a saúde pública local e traz melhores condições de vida à população” diz o prefeito.

Marina Kessler – O.P.