A Ouvidoria do SUS recebeu reconhecimento da 9ª Regional de Saúde pela excelência no atendimento prestado à população são-miguelense. A carta de congratulação é assinada pelo chefe da Regional, Ademir Ferreira.

 

Inês Bonometo, responsável pela Ouvidoria, comemora o reconhecimento. “Fiquei muito feliz em saber que nosso serviço será usado como modelo para os municípios da região. E isso nos incentiva a cada vez atender nossos munícipes com mais dedicação” conta.

 

Desde que foi implantado, há aproximadamente 12 meses, a Ouvidoria do SUS vem recebendo contato de usuários do serviço público de saúde. São 16 atendimento mensais, em média. O órgão recebe reclamações, sugestões, elogios, denúncias e oferece informação a quem usufrui diretamente do SUS.

 

A secretária de Saúde Maria Elisabete de Borba quer que a população tenha o número de telefone da Ouvidoria em mãos para comunicar qualquer problema assim que este acontecer. “É um serviço novo e estamos aprendendo junto. Isto é administrar com o povo, ouvir as reivindicações da população e trabalhar com a participação popular”, pontua.

 

Todas as reclamações são registradas e encaminhadas a uma comissão que apura as denúncias. Depois, as providências tomadas são comunicadas ao usuário, como forma de resposta, e à Regional de Saúde para que esta saiba o que está acontecendo no Município.

 

Atendimento – A secretária de Saúde afirma estar ciente de que a maioria das reclamações que a Ouvidoria recebe é sobre a qualidade do atendimento direto à população. Segundo ela, grande parte dos atendentes foi recém contratada por meio de concurso público e está sendo capacitada.

 

“A pessoa que procura uma unidade de saúde tem os seus problemas, mas quem trabalha no departamento absorve o problema de todas as pessoas. Nós temos este entendimento e a primeira etapa de capacitação dos servidores da saúde já foi concluída. No próximo mês acontecerá a segunda fase, treinando e melhorando o trabalho dos nossos profissionais, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais”, finaliza a Maria Elisabete.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Josnei Wolfart
Atualizado 16h49


Compartilhe

Google+