Os professores da rede municipal de ensino de São Miguel do Iguaçu participaram no sábado (16) da aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A secretária de Educação, Marli Frasson Possamai, participou do evento, que oportunizou aos educadores tirar as principais dúvidas com relação à adesão ao projeto.
O pacto foi lançado no ano passado pelo governo federal. Ele tem como principal objetivo promover a alfabetização dos estudantes até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental da Educação Básica pública, com avaliações periódicas. O investimento do governo federal é de quase R$ 3 bilhões.
De acordo com a secretária de Educação, a previsão é que cerca de 60 professores do município façam a adesão ao pacto, atingindo 965 alunos matriculados nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Marli informou que a adesão não é obrigatória e que o educador deve estar em exercício de suas atividades em sala de aula.
Para a secretária, a realidade da alfabetização em São Miguel do Iguaçu é satisfatória, já que o Município incentiva a qualificação dos professores através de cursos e formações, além de proporcionar condições de trabalho e valorização salarial. “Os nossos alunos estão bem amparados, porque temos bons professores. Todos estão sendo bem formados, com cursos que a AMOP presta ao município. No entanto, o pacto nacional vem somar na contribuição para a alfabetização das nossas crianças”, pontuou Marli.
Neste período de adesão, algumas servidoras da área de Educação do Município receberam formação específica para trabalhar o pacto com os professores.
Assessoria de Comunicação
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter