A construção de 2,9 quilômetros de pavimentação poliédrica na estrada rural que liga a comunidade de Guanabara à Nova Roma está em andamento. Na manhã de hoje (28), fiscais da prefeitura vistoriaram os trabalhos que vão beneficiar mais de 50 moradores da localidade.

O prefeito Claudio Dutra, através do Programa Caminho das Pedras do Governo do Paraná, vai entregar a obra concluída em aproximadamente 60 dias, um investimento total de R$ 531.626,76.

Seu Alceno Mertz, pioneiro da comunidade Guanabara, disse que o calçamento era bastante esperado pelos familiares, e que agora tudo irá facilitar. “Eu que moro aqui há 44 anos, já sofri muito com o barro, com a poeira, sem falar nos caminhões atolados e máquinas agrícolas estragadas. Há mais ou menos uns 30 anos venho pedindo para a prefeitura esse investimento, que beneficia todos os agricultores e piscicultores da região. Hoje, graças ao Claudio, nós moradores estamos vendo esse sonho se tornar realidade”, relata Alceno.

Muitos moradores de Linha Guanabara trabalharam em um frigorífico de Matelândia e, devido ao difícil acesso, eles precisam acordar de madrugada e esperar o ônibus na BR-277. Com o calçamento pronto, o ônibus vai poder ir até a comunidade buscar os trabalhadores, facilitando para as famílias que estão trabalhando e para aqueles pretendem começar.

O piscicultor Volmir Luiz, que tem sua propriedade há 13 anos ao lado da estrada, disse que a obra trará benefícios para seu trabalho. “O escoamento da saída do peixe não tem hora, é determinado pelo frigorífico e para eles não importa se tem chuva ou sol, e muitas vezes o caminhão atolava e atrasava. A empresa até já tinha falado que não iria mais trazer o peixe aqui, por dificuldade de acesso até os açudes. Agora, graças a Deus, esse problema será resolvido e vou continuar trabalhando e muito”, comemora Volmir.

Já o agricultor Oscar Henrique Valiati disse que o calçamento vai valorizar todas as propriedades. “As propriedades aqui na região vão valorizar em torno de 30%. Porque antes quando chovia não tinha como trabalhar, os caminhões não passavam e as máquinas ficavam atoladas. Nós tínhamos que ficar esperando sair o sol para poder trabalhar, agora faça sol ou chuva, vamos produzir”. 

Outra dificuldade dos moradores da Guanabara também era o desvio que tinham que fazer quando chovia. Para não ficar com os carros atolados, eles preferiam andar 25 km a mais até chegar em casa.

“O Caminho das Pedras tem ajudado muito os nossos munícipes na hora de entregar sua produção. Guanabara e Nova Roma são comunidades antigas e há mais de 50 anos esperavam por esse calçamento. Agora eles não estão mais desassistidos, sem contar que vamos economizar com máquinas e combustível, já que essas estradas não irão mais precisar de manutenção frequente”, reitera o prefeito Claudio Dutra.

Além do calçamento, a prefeitura está plantando gramas para melhor conservação da via.

 


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Publicado às 15h30


Compartilhe

Google+