O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, está realizando a 11ª Mostra de Teatro, no Centro Cultural Avelino Antônio Vieira.

Durante o evento o Grupo Municipal de Teatro Chaplin e os alunos da Oficina Municipal de Teatro estão apresentando espetáculos teatrais direcionados aos alunos das escolas do município e a toda comunidade.

Nessa quinta, 17, e sexta, 18, a Mostra está sendo retomada com a apresentação da peça ‘Mulheres’. No horário das 08h30 e 14h30 a encenação é voltada principalmente para alunos dos Colégios Estaduais e a partir das 19h30, para o público em geral.

O evento, que teve início no dia 31/10, contou com a presença de centenas de alunos que presenciaram as peças “O Sanduíche”, “Conflito em Sala de Aula” e “Planeta Azul”.

A peça ‘Mulheres’ fez sua estreia na manhã desta quinta, 17. Apresentado pelo Grupo Municipal de Teatro Chaplin, o texto fala de domínio, submissão, necessidades e conservadorismo de uma família tradicional, respeitada pelos bons costumes e direitos de ser humano.

“Uma família tradicional, com ascensão e queda. Sete mulheres convivem em uma casa, em busca de satisfazer seus desejos, sonhos, anseios, necessidades e liberdade. A irmã mais velha é responsável pelas outras, não permitindo que fujam dos ensinamentos religiosos, seguindo as leis dos bons costumes, dominando-as com extrema agressividade”, explica o professor de teatro, Álvaro Sampaio.

As três primeiras peças da Mostra tiveram a participação de alunos das oficinas de teatro. “Foram todos espetáculos infantis e com belas apresentações. As escolas lotaram o Centro Cultural”, conta o professor.

A peça ‘Mulheres’ tem a participação de alunos do Grupo Municipal. Uma das participantes do elenco é a Sra. Jura Wagner .”É minha estreia nesse grupo e estou muito emocionada por participar e espero que o público goste”.

Esse evento finaliza o ano das aulas de teatro no município que contou com aproximadamente 70 alunos, entre adultos, infantis e com as oficinas. “Alguns vão ainda auxiliar durante a programação de Natal, como duendes”, informa Sampaio.

A ideia do departamento de Cultura é realizar em 2023 uma Mostra Estudantil de Teatro. “É um evento que envolve todas as escolas do município”, disse o professor.

A professora Silvia Dal Pozzo, do Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza, enfatizou que trazer os estudantes para um teatro é sempre importante porque a cultura faz parte da vida. “As peças teatrais são uma demonstração da cultura e do agir da sociedade”.

O estudante Gustavo Bonometto destacou que valorizar o teatro é importante porque é uma demonstração da comunidade em que vivemos. “Estamos num processo de desenvolvimento da cultura muito aquém do que deveria ser e essa mostra vai enriquecer nosso conhecimento”.

A diretora de Cultura, Marlei Scussel Farias, destacou o evento está sendo um sucesso total, contando com a dedicação e superação de todos. “A peça ‘Mulheres’ vai fechar com chave de ouro a nossa Mostra”.