Qual o período de vacinação contra a dengue no Paraná?
A vacinação contra a dengue no Paraná vai de 3 a 31 de março de 2017.

 

Qual o público-alvo da campanha?
A vacina será aplicada gratuitamente em moradores de 30 municípios paranaenses que têm maior risco para a dengue e que vêm enfrentando sérias epidemias e mortes pela doença.

Em 28 deles, a população vacinada abrange pessoas entre 15 e 27 anos de idade, faixa etária que concentra 30% do total de casos de dengue no Estado.

 

Quantas doses são necessárias?
São três doses, com intervalo de seis meses para as aplicações. A primeira foi em agosto de 2016, a segunda em março de 2017 e a terceira em setembro de 2017. Em março também é a última chance de quem faz parte do público-alvo, mas ainda não tomou a primeira dose.

 

Por que nem todos os municípios do Paraná vão receber a vacina?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica a aplicação da vacina contra a dengue em municípios endêmicos (onde há circulação da doença). Os 30 municípios escolhidos concentram 80% dos casos registrados no Paraná, 83% dos casos graves e 82% das mortes por dengue (52 dos 63 óbitos por dengue em 2016).

 

Onde será realizada a vacinação?
A vacinação será realizada nas Unidades de Saúde, universidades, escolas e outros locais selecionados pelos municípios que fazem parte da campanha. Em São Miguel a dose estará disponível nas UBS's: Central, Novo Mundo, Gaúcha, Panorama, Santa Catarina, Aurora do Iguaçu, São Jorge, Balneário Ipiranga, Santa Rosa do Icoí e na Aldeia Indígena.

 

O que devo apresentar para receber a vacina?
Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência. Para facilitar o atendimento, as pessoas podem fazer seu pré-cadastro pela internet – vacinadengue.saude.pr.gov.br

 

A vacina da dengue imuniza contra outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como zika e chikungunya?
Não. A vacina é indicada somente para a prevenção da dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4.

 

Existe contraindicação para a vacina da dengue?
Sim. Não devem tomar a vacina:
Gestantes
Mulheres que amamentam
Pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida
Pessoas em tratamento com  corticóides em dosagens elevadas e prolongadas
Pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia
Pessoas em estado febril

 

A vacina causa algum efeito colateral?
Em geral, a vacina é bem tolerada pelo organismo. O efeito colateral mais comum é a dor, calor e inchaço no local da injeção (aplicada por via subcutânea na região superior do braço). Algumas pessoas também podem apresentar febre e dor de cabeça.

 

Por quanto tempo a vacina protege contra a dengue?
Desde que foram iniciados os estudos sobre a efetividade da vacina, há seis anos, ela tem demonstrado proteção duradoura após as três doses.

 

Quais cuidados a população não vacinada deve tomar?
Com a incorporação da vacina em municípios epidêmicos, será possível diminuir a circulação do vírus e proteger indiretamente também as pessoas que não foram imunizadas. Porém, a vacinação não substitui os cuidados necessários para o controle do mosquito Aedes aegypti. Todos devem continuar eliminando recipientes que acumulam água para evitar a infestação pelo mosquito transmissor de várias doenças.

 

Se eu já tive dengue, posso tomar a vacina?
Sim, após 30 dias. Mesmo quem já teve dengue e está na faixa etária indicada para receber a vacina nos municípios selecionados deve ser vacinado porque a reinfecção por dengue aumenta a chance de agravar a doença.

 

A vacina é eficaz?
A vacina é segura e eficaz, passou por 20 anos de pesquisas e estudos que demonstraram proteção de 93% contra a dengue grave e redução de 80% das internações pela doença.

 

Quem for vacinado corre o risco de pegar dengue e o quadro agravar (dengue grave)?
Não. A vacina protege contra os quatro tipos de dengue que circulam no país e, em média, garante proteção acima de 66% às pessoas vacinadas. Durante os 20 anos de estudos de produção da vacina não foi registrado agravamento da doença nas mais de 29 mil pessoas vacinadas.

 

Por que idosos e crianças abaixo de 9 anos não serão vacinados?
Porque a vacina só está aprovada no Brasil para a faixa etária entre 9 e 45 anos.

 

Secretaria de Saúde do Estado (SESA)


Compartilhe

Google+