O Prefeito Municipal de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, esteve em reunião na manhã de hoje (07), com os pescadores da Colônia Z-11 e engenheiros da Itaipu. Os mesmos apresentaram ao prefeito a nova criação de tilápias em tanques-rede.

São Miguel do Iguaçu tem 30 pescadores com títulos de Seção de Águas Públicas da União, para produção de peixe no braço do Rio Ocoí. Esses pescadores conquistaram o licenciamento que podem produzir além do peixe pacu o peixe tilápia, aumentando a renda familiar.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo e responsável pela produção de peixes na região, Irineu Mota, com esse título cada pescador pode produzir até 40 toneladas de peixe durante o ano. “É uma produção bastante significativa, incentivando o interesse de outros empreendedores e frigoríficos, atraindo mão de obra qualificada e podendo ser comercializada fora do município”, explica Irineu.

Dutra salienta que a Administração irá auxiliar e dar apoio aos pescadores. “O peixe tilápia tem melhor saída no mercado do que o pacu, e a criação desses peixes são as mesmas, agregando um preço melhor na produção de cada pescador. E nós como Administração, vamos trabalhar junto com esses pescadores, deixaremos uma pessoa responsável para ficar interligado junto com a Itaipu, intermediando as cooperativas para comprarem esses peixes produzidos aqui em São Miguel do Iguaçu. Cada produtor terá um lucro cada vez melhor e ter um acompanhamento técnico para que os projetos não sejam interrompidos”, enfatiza o prefeito.

Se todos esses pescadores cumprirem a meta, o Município tem mais de mil toneladas de produção de pescado ano, concentrando uma fabricação grandiosa no Rio Ocoí. “Porém quem autoriza quantas toneladas pode produzir anualmente é a Agência Nacional de Água, mas seguindo todas essas legalidades o potencial é bastante grande e, a gente tem certeza de que o município de São Miguel é mais favorecido pelo reservatório da Itaipu nesta questão da aquicultura”, finaliza o Engenheiro Irineu.
 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Publicado às 14h57


Compartilhe

Google+