Representantes da Defesa Civil dos municípios de Medianeira, São Miguel, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia e Santa Terezinha de Itaipu participaram de uma reunião em São Miguel do Iguaçu, na última sexta (25), como parte do cronograma da Semana Nacional de Redução de Desastres.
O objetivo do encontro foi apresentar aos municípios vizinhos como está estruturado o PCM – Plano de Contingência Municipal da Defesa Civil. A reunião contou também com a presença da Tenente Janaína Lopes Fagundes, do Capitão Edson Leonel Rodrigues, chefe da 9ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Foz do Iguaçu, e do vice-prefeito Maurão Remor.
O Plano de Contingência é um documento que relaciona as áreas de ricos, possíveis abrigos e o cadastro de suporte logístico para nortear da Defesa Civil Municipal em caso de emergência por causas naturais, além de permitir que o município esteja apto a obter o reconhecimento estadual e receber verbas federais, quando necessários. “Fizemos esta reunião para que todos os municípios da região possam usar a metodologia implementada em São Miguel para também instituir os PCM em suas cidades. É importante que cada município tenha seu Plano estabelecido para que se saiba o que fazer justamente no momento em que a cidade seja incidida por um desastre natural. Precisamos ter as pessoas certas nos lugares certos”, explica o Capitão Leonel.
O Estado do Paraná é o único do Brasil que possui o Plano de Contingência Estadual Online. Em caso de alguma intempérie natural, a Defesa Civil Municipal acessa o Plano de Contingência Estadual e preenche os dados. Em São Miguel do Iguaçu, o PNC foi utilizado no vendaval que arrancou árvores e destelhou mais de 200 casas e cinco prédios públicos, no último dia 21 de outubro.
“Quando se pensa em desastre natural, nós aqui em São Miguel temos a ideia de enchente, mas o último foi, na verdade, um vendaval. Há muitas hipóteses de desastres naturais de abrangência urbana e rural. Nós estamos preparados para isto e estamos auxiliando os nossos vizinhos municípios na elaboração do PCM deles,” explica Luiz Antônio Klajn, coordenador municipal da Defesa Civil e Secretário de Indústria, Comércio e Serviços de São Miguel do Iguaçu.
Até o mês de dezembro, a 9ª Coordenadoria Regional irá assessorar os demais municípios na confecção do Plano de Contingência e adequar a ferramenta à realidade de cada cidade, já que a meta do governo estadual é que os Planos estejam constituídos até o fim do ano.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter