Desde seu funcionamento, em 05 de maio de 2012, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência – SAMU vem se tornando um aliado e contribuindo para um bom atendimento na saúde do município.
O serviço conta com uma equipe de profissionais e equipamentos que estão sediados na cidade. Contudo, os deslocamentos para os atendimentos acontecem mediante autorização da Central de Regulação do SAMU, com sede em Foz do Iguaçu.
Além da presença do prefeito Polita, do vice Volnei, da secretária de saúde, Ines Iora Stock e demais secretários municipais, da presença dos membros do Conselho Municipal de Saúde e demais autoridades do município, a inauguração oficial em São Miguel contou com a presença da chefe de Seção de Ações Estratégicas e Redes de Atenção da 9ª Regional, Ana Cristina Ferrari, representando o diretor da 9ª Regional, Dr. Odair José Silveira. Ana parabenizou o município por essa conquista.
“É com muito orgulho que hoje estamos aqui inaugurando a unidade e que damos início a mais um serviço do SAMU. É uma unidade que está começando com uma boa estrutura e que vai agregar para uma saúde de qualidade destinada à população de São Miguel do Iguaçu”, destacou Ana.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência era esperado pelos governos municipais da região que receberam as ambulâncias do governo federal ainda no ano de 2010, mas estavam impedidos de usá-las devido à falta de regulamentação do SAMU.
Em São Miguel, o serviço está disponibilizado gratuitamente pelo telefone 192, onde uma equipe, com plantão de 24 horas, recebe as ligações e faz a avaliação preliminar do caso. Na seqüência, a equipe aciona o serviço da ambulância que faz o transporte do paciente para os hospitais de referência.
De acordo com a secretária Ines Iora Stock, “deverá ocorrer melhoria no serviço de atendimento de urgência e emergência do município, principalmente para aos casos de gestantes e acidentados e os casos mais graves que afligem a população”.
Para o prefeito Armando Polita, a unidade instalada no município representa mais um passo positivo que a saúde deu durante a administração atual.
“A área da saúde vem avançando a cada ano que passa, tendo em vista que quando assumimos a administração, o município não tinha hospital, inclusive os dois estavam fechados, os veículos da saúde estavam totalmente em estado precário, enfim. Fomos consertando o que estava estragado, comprando ambulâncias novas, fizemos uma parceria com o governo do estado para destinar uma ambulância aos bombeiros e hoje estamos coroando esse trabalho com a ambulância do SAMU”, ressaltou o prefeito.
Durante a cerimônia de inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, as autoridades presentes foram convidadas a desatarem a fita inaugural das dependências do SAMU de São Miguel do Iguaçu.
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter