No último sábado (23) foi realizado mais uma edição do ‘Justiça no Bairro SESC Cidadão’ na cidade de Medianeira. A ação foi uma parceria do Poder Judiciário, Sistema Fecomércio SESC SENAC e Prefeituras de São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Missal e Serranópolis do Iguaçu.


O evento que é voltado à população mais carente reuniu aproximadamente 2 mil pessoas na faculdade UDC de Medianeira. O pessoal de São Miguel do Iguaçu pode contar com o apoio da Prefeitura Municipal, onde disponibilizou transporte, advogados e lanche para as pessoas que aguardavam sua vez.


Durante todo dia foi feita uma grande mobilização nas inúmeras áreas do direito – Divórcio, Alimentos, Guarda e Responsabilidade, Lavratura de Assento de Nascimento, Reconhecimento de Paternidade e de Maternidade, Reconhecimento de União Estável ou Dissolução, DNA, Retificação de Registro Civil, Interdição – proporcionando a conciliação das partes envolvidas por meio de audiências prévias.


O Consulado e a Justiça Federal também estavam presentes para regularizar os casos de estrangeiros filhos de brasileiros, nascidos no Paraguai, conforme levantamento já realizado pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A Cristiane de Fátima Becker do Carmo foi uma das várias pessoas que receberam o atendimento. “Como eu vim do Paraguai faz um ano, precisava fazer o registro brasileiro do meu filho, pois quero matricular ele na escola e, não tinha condições financeiras para efetuar os documentos. Faz uns 15 dias que entrei em contato com o pessoal da Assistência Social para o encaminhamento dos papéis. E, finalmente, graças a essa oportunidade consegui todos os documentos do meu filho. Agradeço ao apoio da prefeitura, o pessoal do CRAS por me orientar e, hoje estar com os documentos em andamento” finaliza Cristiane.


A Escrivã da Vara de Família e Infância e Juventude, Liane Piano Pinheiro, conta que São Miguel do Iguaçu participou pela primeira vez do ‘Justiça nos Bairros’. Ao total foram 74 processos envolvendo 250 pessoas. “Por ser o primeiro mutirão o objetivo foi alcançado. Não esperava tanta gente, mas realmente quando é um mutirão como esse, a população tem que aproveitar. Agradeço aqui o apoio da prefeitura, por disponibilizar transporte, lanche e advogados. Esperamos que ano que vem o ‘Justiça no Bairro’ aconteça novamente e, quem sabe aqui, em São Miguel do Iguaçu” salienta Liane.

 

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


Compartilhe

Google+