O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, e o vice-governador do Paraná, também secretário de Estado de Educação, Flávio José Arns, inauguraram na tarde desta sexta-feira (19) a nova unidade do Colégio Estadual Teko Ñemoingo e a Casa de Reza da Comunidade Tekoha Ocoy, numa parceria com a Itaipu Binacional.

 

O evento contou com a presença do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, o cacique Daniel Miri Lopes, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Ivone Müller, direção, professores e alunos do colégio estadual, secretários municipais, vereadores, autoridades militares e comunidade indígena.

 

Na nova unidade do colégio, o Governo do Estado investiu pouco mais de R$ 1 milhão. A área de 878 m² comporta 12 salas de aula, administração, sanitários, pátio coberto e tem capacidade para 423 alunos.

 

Em seu discurso, o prefeito Claudio Dutra agradeceu o Governo do Estado pela parceria nesta e em outras ações que beneficiam a população são-miguelense. “É um momento de reflexão sobre o compromisso que temos como seres humanos e administradores, e de avaliarmos a situação para darmos mais incentivos a esta aldeia. E estas obras são exemplos de como juntos podemos atender esta comunidade e a população”.

 

Para Nelton Friedrich, a inauguração da escola e da Casa de Reza é um símbolo do que significam parcerias entre governos e empresas, numa somatória de esforços. “Precisamos construir uma agenda de interesse comum entre governos e empresas sobre questões de segurança alimentar, saúde, educação, para os indígenas”, sugeriu.

 

Flávio Arns disse que, da parte do Governo do Estado, aceita a sugestão desta agenda de interesse e afirmou que as comunidades indígenas precisam de políticas públicas bem definidas que permitam a cada um ser condutor do próprio destino. “Há necessidade de políticas públicas a favor da comunidade indígena que também agregue incentivos a agricultura, habitação e outros assuntos de interesse comum, por razões históricas e para a promoção da cidadania. Vocês merecem receber todo o apoio”, discursou o vice-governador e secretário de Estado de Educação.

 

Casa de Reza – O novo espaço foi construído pela Prefeitura de São Miguel do Iguaçu e comunidade indígena, com material adquirido pela Itaipu Binacional, por meio de convênio.

 

De acordo com o cacique Daniel, a nova Casa de Reza é uma reivindicação antiga dos moradores e terá papel fundamental para o fortalecimento da cultura indígena. “Será um espaço ideal para que a comunidade possa se reunir e, principalmente, para que possamos refletir o presente e o futuro do nosso povo”.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


Compartilhe

Google+