O Prefeito de São Miguel do Iguaçu recebeu hoje (24), o título de Prefeito Inovador 2016, conferido pela Rede Cidades Digitais, com apoio do Ministério de Comunicação Ciência e Tecnologia. Dutra foi pessoalmente ao 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, na Faculdade Unicesumar, em Maringá receber o certificado.

O Título reconhece a importância de buscar e dividir informações para a construção de uma Cidade Digital, através do investimento em tecnologia de informação e comunicação, promovendo inclusão e desenvolvimento socioeconômico para o município.                     
  
Dentre o investimento destaca-se a implantação da rede metropolitana de fibra óptica que interliga todos 26 pontos públicos entre escolas, cmeis, policia militar, bombeiros, UBS, UPA e Hospital Municipal. Ainda com três pontos de acesso públicos com acesso WiFi gratuito aos munícipes.       
                
Foram 13 mil metros de fibra, equipamentos, substituição de postes e aprovações junto a concessionária de energia Copel, Ecocataratas, DNER e Anatel.   
                    
Cada cidade é única, e para elevar-se ao patamar de cidades inteligente deve seguir alguns quesitos:
*Implantar rede de interligando os serviços públicos municipais;
*Eficiência na gestão com investimento em tecnologia de software gerencial nas áreas de tributação, recursos humanos, gestão em saúde, compras, contabilidade, obras entre outros;
*Interligação das secretarias e órgãos públicos com internet;
*Disponibilização de internet WiFi aos cidadãos em pontos estratégicos;
*Instalação de sensores que permite agir rapidamente no caso de enchentes e pluviométrica eletrônica digital;
*Implantação de videomonitoramento em 10 pontos estratégicos para a segurança pública e 30 câmeras no complexo hospitalar municipal;
*Investimento na aquisição de hardware (servidor) para armazenamento de dados e consequentemente a segurança dos dados.

Os desafios futuros para São Miguel do Iguaçu, são a ampliação do sistema de vídeomonitoramento nos prédios públicos, melhoria no controle e gestão tributária, implantação de prontuário eletrônico e serviços de imagens (raio x e ecografia) online, agendador de consultas eletrônico, inteligência e eficiência no controle da iluminação pública e implantação do sistema de telefonia VoIP.

Ainda o município conta com a ampliação de internet para as UBSs e Escolas do Interior. Já foram instalados acessos via satélite GESAC do Governo Federal, acesso as UBSs de Ipiranga, Santa Rosa do Ocoi, Aldeia Indígena e Aurora do Iguaçu.     

 

                  

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Publicado às 14h18


Compartilhe

Google+