O Prefeito Municipal de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, acompanhado pelos empresários Wagner Mattos e Silas Murbak, assinou ontem à tarde (24), em seu Gabinete, o habite-se parcial de 8.000m² da obra já concluída do Hospital Mãe de Deus. Também participaram da ocasião, o vice-prefeito Mauro Remor, os Secretários de governo e vereadores.

Após uma longa conversa entre os mesmos, o documento foi entre em mãos aos empresários. “Isso significa que finalmente poderemos logo, solicitar o alvará de funcionamento. Vamos fazer o mais breve possível, tendo em vista que grande parte do hospital está pronto e disponível para um futuro atendimento”, salienta o empresário Wagner Mattos.

A Unidade Hospitalar além de atender o município também estará atendendo todas as cidades vizinhas, gerando assim, empregos na área de enfermagem, médicos, atendentes e limpeza.

“Estamos agora, na expectativa da entrega de alguns equipamentos, dentre eles principalmente transformador e gerador. Praticamente são esses itens que o hospital necessita para funcionar. Acreditamos que até na metade do ano, no máximo, já temos condições de abrir o Hospital Mãe de Deus”, explica Wagner.

Para Claudio Dutra, a entrega desse documento é mais um passo importante para a abertura da Unidade Hospitalar. “A gente sempre estava conversando com os empresários, e deixamos bem claro, desde o começo da nossa administração, que temos todo o interesse para que o Hospital se instale em São Miguel, que venha atender o mais rápido possível a população da nossa cidade”, ressalta o prefeito.

Os atendimentos de baixa complexidade e atenção primária à saúde dos são-miguelenses, ainda continuarão sendo feitos pela Administração Municipal no Pronto Atendimento 24 Horas e nas UBS’s. Já as pequenas cirurgias e partos serão procedidos no Hospital e Maternidade Municipal que já estão em fase de construção.

“Vamos centralizar a saúde aqui no município. Daqui alguns meses não vamos mais precisar encaminhar pacientes para Foz do Iguaçu, Medianeira ou Cascavel, vamos priorizar o atendimento médico em São Miguel do Iguaçu”, disse o Prefeito Claudio Dutra.

O vereador, Marcos Murbak, lembra que sempre defendeu no Legislativo Municipal, junto com os demais vereadores, a instalação do Hospital em São Miguel. “Incansável defendendo o Hospital Mãe de Deus, dizendo que esta Unidade seria realidade no município, hoje o Prefeito Municipal entregou esse documento tão importante para a abertura da Unidade Hospitalar. Em breve, o povo são-miguelense terá uma estrutura muito boa para receber atendimento”, disse Marcos.

Hospital Mãe de Deus – É um empreendimento particular que foi construído na Avenida Iguaçu, onde antigamente funcionava o Hospital São Miguel. Quando entrar em funcionamento atenderá casos de média e alta complexidade.

Já à questão estrutural, dos 400 leitos previstos para entrarem em funcionamento quando o hospital estiver totalmente pronto, 120 foram concluídos, além de 30 UTIs (adultas e neonatais) e cinco blocos cirúrgicos. A área finalizada corresponde a 8 mil m². O próximo passo na questão documental para a abertura definitiva do hospital são o alvará de funcionamento parcial, alvará sanitário e o cadastramento no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Em seguida serão requeridos os credenciamentos junto aos governos.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Públicado às 09h59