
O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, participou na última sexta-feira (8) da reunião com os demais prefeitos dos municípios que pertencem à 9ª Regional de Saúde para tratar do impasse que se estabeleceu depois que a prefeitura de Foz do Iguaçu decidiu interromper o atendimento à população da região no Hospital Municipal daquela cidade.
O encontro aconteceu na prefeitura de Matelândia, já que o prefeito Rineo Menoncin (de Matelândia) é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISI), do qual SMI faz parte.
Dutra e os outros sete gestores municipais decidiram recorrer ao Governo do Estado para que este solucione a situação. Os prefeitos querem que o Estado assuma a gestão regional dos serviços de saúde de média de alta complexidade. O documento com o pedido, assinado pelos oito prefeitos será protocolado ainda hoje (11), na sede da 9ª Regional de Saúde.
O chefe da Regional, Ademir Ferreira, orientou os prefeitos a solicitarem, junto ao Ministério Público, liminares que garantam o prosseguimento do atendimento no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu.
Para atender os 270 mil habitantes de Foz e mais 120 mil pessoas da região, o Hospital Municipal recebe R$ 4,5 milhões do Governo Federal. Os serviços aos munícipes das cidades de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Medianeira, Serranópolis, Ramilândia e Matelândia estão suspensos desde do dia 07 de agosto pois, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, os recursos específicos repassados pelo Ministério da Saúde e regulamentados pelo Estado são insuficientes. Apenas casos de urgência, emergência e tratamentos que não admitem interrupções estão mantidos.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
(Com inf/O.P e G.I)
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter