Na tarde da última sexta-feira (14), o Prefeito Municipal de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, juntamente com os Secretários Municipais, Vereadores e a comunidade local inauguraram a pavimentação poliédrica efetuada na estrada rural de Linha Guanabara.

A construção de 2.950 metros de calçamento que liga as comunidades de Nova Roma, Guanabara, Santa Luzia, Linha Castelo Branco, Bandeirantes e a comunidade Quilombola Apepu, foi concluída e liberada o acesso há 60 dias.

Dutra com o apoio do Programa Caminho das Pedras do Governo do Paraná investiu R$ 531.626,76, beneficiando mais de 50 famílias. “Há mais de 30 anos os moradores estão pedindo a ligação do calçamento até a BR-277, para as famílias se deslocarem mais facilmente ao centro da cidade e facilitando o trabalho do escoamento da safra. Graças ao bom entendimento com o Governo Federal e Estadual atendemos ao pedido dos moradores”, salienta o prefeito Claudio Dutra.

Antes de ser realizado o calçamento, os moradores de Guanabara enfrentavam várias dificuldades, agricultores eram prejudicados com o barro, impedindo caminhões e máquinas agrícolas entrarem nas propriedades. E as famílias precisavam fazer um desvio de 25 quilômetros quando chovia, para os carros não ficarem atolados.

“Hoje a realidade é outra, vamos à cidade sem a preocupação de ficarmos com os carros atolados. Esse calçamento beneficiou todos os agricultores e piscicultores da nossa região, o prefeito tornou esse sonho em realidade”, comenta o morador da comunidade de Guanabara, seu Alceno Mertz.

Os motoristas dos ônibus que fazem o trajeto de Guanabara até a cidade também comentaram a melhoria. “Antes em época de chuva os ônibus atolavam bastante, fazendo com que os alunos chegassem atrasados na aula. Agora não, todo o percurso é tranquilo com calçamento, as outras estradas também receberam cascalho. Reivindicamos muito essa melhoria, pedimos ao vereador Marcos Murbak ao Claudio Dutra e graças a Deus eles atenderam nosso pedido”, salienta um dos motoristas, Dorival Aparecido Ferreira.

O Vereador Silvio Marcos Murbak fez a indicação por adequações nas estradas rurais em Guanabara ao prefeito. “Conseguimos concluir quase três quilômetros de calçamento, além de adequações com cobertura de cascalho em todas as estradas rurais da comunidade, sendo que, algumas estradas não recebiam melhorias há oito anos. Um trabalho muito bem feito pelo nosso Prefeito Claudio Dutra e Maurão, ajudando os agricultores da nossa cidade”, enfatiza o vereador.

A solenidade de inauguração aconteceu na comunidade de Nova Roma, as margens da BR-277. Após, todos se deslocaram pelo novo calçamento até Guanabara para um coquetel oferecido às autoridades e famílias que lá residem.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR