A Aldeia Indígena Tekohá Ocoy com o apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu e Itaipu Binacional realizam a 14ª Semana Cultural Indígena Guarani, que tem como objetivo promover a cultura, refletir sobre a arte indígena, os propósitos da educação, a relação do índio com o meio social, além é claro, de comemorar a Semana e o Dia do Índio.

O Prefeito Claudio Dutra, juntamente com o Cacic da Aldeia, Daniel Miri Lopes, a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Ivone Aparecida Perez Muller, o diretor de Coordenação da Itaipu, Jair Kotz e demais autoridades participaram da solenidade de abertura da 14ª Semana Cultural Indígena. Além de alunos das escolas de São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu.

Em sua 14ª edição, a Semana Cultural Indígena traz em sua programação apresentação de danças, lendas indígenas, teatros, palestras, trilha ecológica, venda de artesanato guarani e plantas medicinais. A maioria da criançada não resistiu aos artesanatos e acabaram levando para casa uma lembrancinha.

De acordo com a Diretora do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, Cleonice Ricardi Nunes, a programação segue até sexta-feira, dia 10. “Temos vários agendamentos de escolas de outras cidades para vim prestigiar essa Semana Cultural. Acredito que será uma semana produtiva, pois as pessoas que vem até aqui, querem conhecer um pouco da cultura indígena”, lembra Cleonice.

A Comunidade Indígena ficou responsável pelas apresentações culturais. Após a solenidade de abertura, as autoridades presentes inauguraram as obras concluídas que foram prometidas e assinadas na 13ª Semana Indígena Cultural, no ano passado. As obras são; construção do Centro de Apoio à Piscicultura que serve para o armazenamento de ração para os peixes criados em tanques-rede; reforma do Centro de Nutrição e Artesanato com alambrado; construção do Portal na entrada da Aldeia Indígena.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Públicado às 11h10