O prefeito de São Miguel do Iguaçu Claudio Dutra participou no último sábado (28) da inauguração da Unidade Industrial de Rações da Cooperativa Lar, em Linha São Vicente, interior de São Miguel do Iguaçu. Além do diretor-presidente da Cooperativa Irineo da Costa Rodrigues, a solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito Maurão Remor, da primeira-dama Serli dos Reis Dutra, associados, fornecedores, secretários do município e autoridades da Cooperativa. Esta é a terceira Unidade Industrial, voltada para a fabricação de rações para bovinos de leite e de corte.

Para o Diretor Presidente Lar, Irineo da Costa Rodrigues, a 3ª Unidade Industrial de Rações era uma necessidade pela demanda existente para o gado leiteiro, não havia capacidade operacional de realizar, e o mercado era atendido por empresas de fora da região. “Por isso era necessário instalar a Unidade Industrial de Rações, que vai agregar valor à produção primária, gerar empregos e tributos aqui, atendendo o mercado existente”.

Claudio Dutra enalteceu o trabalho desenvolvido pela Cooperativa em seus mais diversos setores, e agradeceu mais esta obra no município. “A cada ano, o município recebe investimentos da Cooperativa, seja na área de supermercados, recepção de grãos, e agora a Unidade Industrial de Rações. Somos gratos e somos parceiros, pois essa ação conjunta resulta em melhorias para todos” disse o prefeito.

O associado José Carlos Colombari, morador e produtor rural no município também enalteceu essa ação conjunta que resulta na agregação de valor, com a transformação de cereais como soja e milho em ração, gerando empregos e tributos. “É como a história da Cooperativa Lar que completa 50 anos em março de 2013. São muitos pequenos produtores rurais, pois mais de 80% do quadro de associados tem menos de 50 hectares, que juntos fazem uma grande empresa, respeitada no Brasil e no exterior, que é a Cooperativa Lar”, externou o associado que é também Conselheiro de Administração da Cooperativa. André Périco, associado pela Unidade de São Miguel do Iguaçu e Conselheiro Fiscal da Cooperativa também reforça e parabeniza a todos pela ação conjunta, ressaltou ainda que o setor leiteiro vive um bom momento e o investimento que era aguardo com ansiedade, entra num momento muito positivo do mercado de leite, o que reforça a sua necessidade de implantação.

Capacidade – A nova Unidade Industrial de Rações tem 1.600 m² de área construída e capacidade para produzir 20 toneladas/hora, 160 toneladas por turno, e 4.160 ao mês. Foi planejada para ampliação de uma segunda linha com um total de 40 toneladas/hora e produzirá exclusivamente rações para bovinos (gado de corte e de leite), atendendo a legislação vigente.

Toda a estrutura foi projetada para proporcionar uma visão ampla do processo, sendo de fácil acesso e limpeza. A nova fábrica irá gerar 58 novos empregos diretos e indiretos, com maquinário 100% nacional; um investimento total de R$ 7,5 milhões.