O prefeito Claudio Dutra, participou na noite de ontem (25) da solenidade de posse da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG, de São Miguel do Iguaçu. A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores.
O empresário Derli Gonçalves Azevedo foi empossado como presidente pela coordenadora estadual dos CONSEG’s, Michelle Lourenço Cabral. Há alguns anos Derli já foi membro do conselho. “Eu aceitei o cargo para ajudar em projetos que vão melhorar a segurança da nossa cidade, um deles é a instalação das doze câmeras de monitoramento. E nós vamos fazer um trabalho de conscientização e integração polícia-comunidade para mudarmos a mentalidade de que a polícia é repressora. Não é assim que funciona. Ela está aí para garantir a segurança de todos”, explicou.
A entidade é composta por 15 voluntários de diversos segmentos da sociedade, desde empresários a agricultores, e representantes civis. O CONSEG tem a incumbência de representar a comunidade e aproximá-la dos órgãos de segurança pública, participando efetivamente das discussões e decisões que garantam a tranquilidade da população são-miguelense.
Para o prefeito, os munícipes sentem-se mais segura em poder contar com a dedicação do CONSEG, composta de pessoas de boa índole que oferecem o seu tempo em prol da comunidade. “Estamos muito contentes pelo índice de criminalidade ter reduzido muito em São Miguel do Iguaçu, graças ao excelente trabalho do delegado Valmor com o sargento Álvaro e suas equipes. E isso tende a melhorar ainda mais”, ressaltou Claudio Dutra.
O prefeito também convocou a população a colaborar na luta contra a criminalidade, afirmando que o CONSEG não é feito apenas pelos 15 membros, mas por todos os munícipes. A mesma abordagem fez a coordenadora estadual dos CONSEG’s. “Não adianta somente cobrar se só o próprio morador conhece de verdade a realidade da sua rua. Então, o são-miguelense tem que ser os olhos e os ouvidos do poder público”, lembrou Michelle Lourenço Cabral.
“O Conselho de segurança é um elo entre nós (policias) e a população em busca de diminuir o número de ocorrências no município, principalmente a questão das drogas que é de onde parte a maioria dos crimes”, comentou o Valmor Treib, delegado da Polícia Civil.
Já para o comandante da Polícia Militar, Rogério Álvaro Maciel, que sempre lutou pela reativação do Conselho, desativado há mais de cinco anos, a sensação é de dever cumprido. “Sempre buscamos o apoio da comunidade e nos sentimos bem em saber que temos uma equipe ativa para trabalhar por São Miguel”, afirmou o sargento, ressaltando que o trabalho não será fácil. “É um trabalho árduo, mas que vão surgir bom frutos”.
Vereadores e representantes do Conselho Tutelar também participaram da solenidade.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter