Ciente da importância que a agricultura e a pecuária representam para o município, a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu por meio da Secretaria de Agricultura está viabilizando implementos e maquinários próprios para os pequenos agropecuaristas.

 

O primeiro equipamento entregue foi um distribuidor de fertilizante sólido, destinado aos agropecuaristas da Linha Barro Preto e Assentamento Antônio Companheiro Tavares. O implemento foi comprado pela Prefeitura em parceria com o programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional.

 

O Assentamento Antônio Tavares produz aproximadamente 400 mil litros de leite por mês, além de mandioca, soja, milho e criação de gado de corte. Segundo o produtor Altair Luiz Simionato, presidente da Associação de Moradores, a comunidade ainda não havia recebido qualquer equipamento agrícola. “Há algum tempo viemos tentando conseguir alguma coisa, já que o Assentamento vai fazer 16 anos. Esta é a primeira máquina que recebemos”. 

 

O distribuidor irá beneficiar ambas as comunidades na disseminação de adubo químico ou orgânico na lavoura e nas pastagens.

 

Valentim José Corrente mora há vários anos na Linha Barro Preto onde cultiva arroz irrigado. Ele conta que ficou surpreso com a novidade. “A Prefeitura ajudando o interior sempre faz bem, porque é principalmente o interior que movimenta o município. Todo equipamento quem vem pra nós é bem-vindo. Sempre tem gente que precisa espalhar cama de aviário, calcário ou talvez cloreto de potássio na grama ou no milho, e estávamos precisando. Isso foi uma surpresa, ninguém estava esperando. A comunidade de Barro Preto vai ficar muito contente”, confessa alegremente o agricultor.

 

Para o secretário municipal de Agricultura, Nacleto Tres, o compromisso do governo municipal é de fomentar a agropecuária em São Miguel. Segundo ele, o equipamento irá ajudar a aumentar a produtividade nas comunidades. “Nossa parceria com a Itaipu tem beneficiado muito os agricultores são-miguelenses. A partir do ano que vem teremos outros maquinários que virão auxiliar nossos colonos e garantir o emprego e a renda no campo”, antecipa o secretário.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 

Clique no ícone abaixo e ouça a entrevista.


Compartilhe

Google+