O prefeito Claudio Dutra de São Miguel do Iguaçu e a Secretária Municipal de Saúde, Maria Elisabete de Borda realizaram na manhã de hoje (24), uma reunião no Paço Municipal, com a participação do vice-prefeito, Mauro Remor, todos os Secretários, equipe da Vigilância Sanitária e Antônio Roberto Schefer, Coordenador da Dengue da 9ª Regional de Saúde. Tudo para tomarem uma posição ao enfrentamento da dengue no município.

São Miguel está em alerta, pois o número de casos notificados tem aumentado e, mais dois casos de dengue foram confirmados, totalizando sete casos, um importado e seis contraídos dentro do município.

De acordo com Supervisor da Vigilância Sanitária, Marcos de Deus a maioria dos casos confirmados foram registrados no Bairro Sagrado Coração de Jesus, Jardim Social e na região do loteamento Borges de Medeiros. “Nesses locais encontramos muitas fossas e caixas d’água abertas. Os agentes passam notificando a população e, o proprietário tem oito dias para tomar uma providência, caso contrário, ele será multado”, conta Marcos.  

Na reunião o prefeito, a secretária de saúde, os agentes de endemias conversaram com o Coordenador da Dengue da 9ª Regional de Saúde, para saber se era possível trazer para o município, o carro fumacê, mas infelizmente existem critérios técnicos que decidem se pode ou não.

O Coordenador da Dengue da 9ª Regional de Saúde, Antônio Roberto Schefer relata que no momento não é plausível a introdução do carro fumacê. “Conversando com a Secretária de Saúde e com o Coordenador da Dengue de São Miguel, vi que ainda não é necessário o carro na cidade, mas essa decisão pode ser mudada tecnicamente de uma hora para outra”. Antônio explica que ainda tem algumas coletas de amostras para serem analisadas no laboratório. “Caso essas coletas confirmam como positiva, ai esses critérios podem chegar a uma conclusão, podendo haver uma introdução do carro fumacê nessas localidades aonde tem a circulação viral”, salienta o Coordenador da 9ª Regional.

A Secretária de Saúde de São Miguel do Iguaçu, Maria Elisabete de Borda conta que o Ministério da Saúde só autoriza o uso do inseticida através do fumacê, a partir do momento em que se tem um número que se considere epidemia de dengue. “Felizmente ainda não estamos em epidemia, mas estamos em risco a uma epidemia, por isso trouxemos o Coordenador da 9ª Regional para nos auxiliar e conscientizar toda a população”.

Importante lembrar que o carro fumacê, mata os mosquitos que estão voando. Deste modo, a recomendação é que haja participação de toda a comunidade, pois não é só o dever do Poder Público em combater o mosquito, cada cidadão tem o compromisso de cuidar do quintal de casa, evitando a proliferação do mosquito da dengue.
 

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU


Compartilhe

Google+