
Na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, as Prefeituras do Paraná irão protestar contra a grave crise financeira enfrentada pelos municípios, em virtude da queda de 38,07% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em São Miguel do Iguaçu não haverá interrupção no atendimento.
Conforme a Associação dos Municípios do Paraná – AMP e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, as 399 prefeituras podem manifestar como preferirem, ou seja, fechar a prefeitura durante o dia, encerrar o atendimento mais cedo, ou então realizar atendimento normal.
De acordo com o Secretário de Administração, Valdecir Lago, São Miguel do Iguaçu já está tomando as medidas necessárias em relação ao FPM. “Uma das primeiras medidas foi o decreto que estabelece limitações de empenho no âmbito do Poder Executivo do Município, sendo este, um equilíbrio financeiro, haja visto as obras do Hospital e Maternidade Municipal, UPA, reforma do Paço Municipal e, as contrapartidas que são de obrigação do município. A segunda motivação é a queda da arrecadação. E terceira, é que a prefeitura precisa efetuar alguns concursos, entre eles o de médico que será lançado em breve”, explica Valdecir.
Porém o secretário ressalta que o Município não está com contas atrasadas e nem com dificuldade financeira, mas é necessário conter alguns gastos.
Sendo assim, a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu não irá fechar as portas no dia 21 de setembro. “Já decretamos ponto facultativo para dia 28, em virtude ao Dia do Padroeiro da cidade, São Miguel Arcanjo, comemorado no dia 29 de setembro, terça-feira. Mas nós iremos demonstrar o descontentamento da maneira em que está sendo tratado o repasse tão importante para os municípios”, finaliza Valdecir.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR
Publicado às 09h31
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter