Na manhã de hoje (16), a Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, através do INCRA, conveniado perante a Receita Federal, realizou uma importante reunião no Sindicato Rural Patronal, sobre o ITR (Imposto Territorial Rural).

Na ocasião, a Jurema Manentti Kessler que é a responsável pelo INCRA e também o ITR, explicou aos contadores e agricultores presentes, e ao Sindicato, as normas do ITR que devem ser feitas iguais, para não ter retificação dos impostos de renda rural.

“Cada município tem uma avaliação de terras estipulada em uma tabela do SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Então, no caso de não cumprir a tabela, com o valor exato da declaração, o agricultor vai receber uma notificação para retificar o imposto, para não cair na malha fina, ou seja, ele responderia perante a Receita Federal porque não declarou o valor real”, contou Jurema.

Para a Rita Suzana, que trabalha no Escritório Zanette a reunião esclareceu algumas dúvidas. “A partir de agora, os problemas com relação aos cadastros, cancelamentos e unificações, vão ser realizadas diretamente na prefeitura, no setor do INCRA. Tudo para facilitar o nosso trabalho e principalmente do agricultor, pois não temos Receita aqui no município e então, não vamos mais precisar ir toda hora para Medianeira”.

O agricultor que não esteve na reunião e que quer esclarecer alguma dúvida, pode procurar o INCRA, no Paço Municipal, em frente ao calçadão.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR