
Começou ontem (08), e segue durante essa semana as Pré-Conferências da Saúde em São Miguel do Iguaçu. A primeira foi realizada no distrito de Aurora do Iguaçu e contou com a participação da comunidade.
Para a realização da XI Conferência da Saúde, que será no dia 01 de julho, é necessário as pré-conferências que são espaços democráticos de construção da política da Saúde. Portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. Neste momento se avalia a situação da saúde e propostas para novas diretrizes de formulação da política de saúde do município.
O distrito de Aurora do Iguaçu conta com o Programa Saúde da Família – PSF, sendo composto por um enfermeiro, médico, técnico de enfermagem, três agentes de saúde e uma zeladora.
Ontem, na Conferência foi lida e debatida as propostas feitas pela comunidade no ano de 2011, as seguintes: Realizar melhorias na estrutura física USF da Aurora e substituição dos móveis estragados; Realizar mais visitas domiciliares pela Equipe de Saúde nos pacientes da comunidade; Permanência do médico por mais tempo na USF; Visita domiciliar do médico para doentes acamados.
Todas essas propostas foram atendidas pelo prefeito Claudio Dutra. A Unidade Básica de Saúde passou por reforma e ampliação, o médico atende todos os dias na UBS, e inclusive, realiza atendimentos na casa dos pacientes acamados.
A Secretária de Saúde, Helen Caroline Babinski, avalia essa primeira Pré-Conferência. “É uma alegria saber que aos poucos estamos conseguindo atender todos os pedidos dos munícipes. Estamos priorizando a Saúde no nosso município e se Deus quiser, até o final do ano, o prefeito Claudio Dutra irá inaugurar o Hospital e Maternidade Municipal”.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR
Publicado às 13h56
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter