
O Dia dos Pais, 10 de agosto, está chegando e o Procon de São Miguel do Iguaçu alerta os consumidores são-miguelenses. Ao comprar um produto ou serviço, é imprescindível que peça a nota fiscal e o termo de garantia.
A Coordenadora Municipal do Procon, Sônia Souza de Freitas, relata que esses documentos são essenciais para comprovar a aquisição em uma possível troca. “Exigir a nota fiscal é muito importante porque é a maneira que o consumidor tem como provar que realmente comprou o produto”, explica Sônia.
O Procon ainda orienta os consumidores que costumam fazer compras pela internet, pois é preciso verificar o endereço físico do fornecedor, os dados cadastrais, verificar previamente o prazo para entrega do produto, verificar se há despesas com fretes e taxas adicionais, guardar em meio eletrônico ou mesmo impresso, todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago, número do protocolo da compra e principalmente, exigir o envio de nota fiscal.
“Tem muitos sites que não são recomendados, uma média de mais ou menos 400 sites. Nós temos uma lista desses sites, inclusive se o consumidor quiser alguma segurança na compra, ele pode nós ligar e estaremos avisando se o site é seguro ou não”, salienta Sônia.
Incentivo – Para incentivar a emissão de notas, a prefeitura de São Miguel do Iguaçu lançou a campanha ‘Em São Miguel Nota Fiscal dá Prêmio’, que a cada seis meses sorteia 10 vales-compras de R$ 500. A primeira premiação foi feita em maio deste ano e munícipes foram contemplados com R$ 5 mil.
O próximo sorteio será no mês de dezembro. Assim, a cada seis meses R$ 5 mil retornam para o comércio local, já que os vales-compras só podem ser utilizados para compras em São Miguel. A campanha também ajuda a aumentar o índice de participação na arrecadação estadual e (FPM) Fundo de Participação dos Municípios.
Dados Estatísticos – A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) realizou uma sondagem para identificar a intenção de compras para o Dia dos Pais, que será comemorado no dia 10 de agosto. Dos entrevistados, 72 % responderam que presentearão o pai e 28% responderam negativamente. Com relação ao Dia dos Pais do ano passado, praticamente não houve alteração nos números, já que em 2013 a intenção de presentear o pai ficou em 71%.
A sondagem da Fecomércio PR ouviu 300 consumidores de Curitiba e Região Metropolitana, do dia 14 a 25 de julho de 2014.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/ Fecomércio PR
Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR
Atualizado às 9h13
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