No mês de dezembro ocorre uma das datas que mais movimenta o comércio, o Natal. Tendo em vista a tradição de se presentearem os familiares e amigos, também é nessa época o costume da confraternização nas empresas com o tradicional amigo secreto. Portanto, há grande incidência de promoções, com descontos tentadores, mas nem todas com vantagens ao consumidor.

Deste modo, a Coordenadora Municipal do PROCON de São Miguel do Iguaçu, Sônia Souza de Freitas, orienta os consumidores a fazerem compras de maneira consciente:

O consumidor deverá realizar uma pesquisa de preços, pois existe uma diferença muito grande nos preços de revenda de um mesmo produto em diferentes estabelecimentos, devem ficar atentos às publicidades que contenham ofertas extremamente atrativas para se proteger contra eventuais publicidades enganosas, que visam induzir o consumidor em erro e ao arrependimento.

O PROCON orienta se as ofertas são apenas simuladas para instigar o consumidor a comprar o produto, caso sejam verbais, por exemplo o vendedor fala: esse produto está na oferta, mas o consumidor não teve acesso a esses valores,  nesse caso o consumidor deverá guardar as ofertas e mensagens publicitárias que o levaram a realizar determinada compra e a pedir que a oferta ou proposta seja por escrito e assinada, nos casos de proposta e oferta verbal. Com esse procedimento, o consumidor comprova a oferta verbal feita anteriormente e vincula a venda ao que foi ofertado, conforme previsto do artigo 48 do Código de Defesa do Consumidor. Caso o fornecedor se recuse a cumprir o que foi ofertado o consumidor está amparado pelo artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor.

Todo produto exposto para venda em vitrine, o preço deve estar sempre visível ao consumidor e afixado diretamente no produto.

Outra dica, o consumidor adquiriu um produto para presentear alguém, o produto não apresenta defeito, mas a pessoa que o recebeu, não gostou da cor, ou modelo, a numeração não é compatível, e o fornecedor oferece a possibilidade de troca, devera constar na nota fiscal por escrito e o prazo para efetuar a troca.

Uma dica importante para o consumidor, ao adquirir um produto em épocas de liquidação, procure ficar atento ao que você está adquirindo, os produtos são manipulados por diversos vendedores e consumidores, isso pode causar algum dano ao produto.

COMPRAS PELA INTERNET
Como fazer, para que a comodidade não se torne uma grande dor de cabeça.

Antes da compra: Pesquise muito bem a idoneidade da loja online. Confira se o site disponibiliza informações como: CNPJ, endereço físico, telefone, canais de contato direto com o consumidor (chat, e-mail e sac) se nenhum dado estiver disponível desconfie, não compre. Nunca, em nenhuma hipótese, realiza compras em computadores de uso público, como lan houses, bibliotecas, e outros onde oferece acesso.

Na hora da compra: Em geral, produtos online costumam ter o preço mais em conta, isso não quer dizer que os descontos serão fora do normal. Por isso, desconfie de ofertas muito abaixo da média. O consumidor tem o direito de exigir que os produtos lhe sejam vendidos exatamente pelos preços e condições anunciados na mídia, cartazes ou outros meios.

No pagamento: Antes de informar qualquer dado bancário, verifique se você está navegando em um site seguro. Para saber confira se na barra de endereço do navegador web aparece a imagem de um cadeado. Após efetuar o pagamento acompanhe a fatura do cartão, se verificar qualquer problema, comunique imediatamente à administradora ou banco.

Na entrega: Anote o prazo prometido no site e o emitido na nota fiscal da compra, ao perceber um atraso, entre em contato o mais breve possível com o fornecedor, para questionar o paradeiro do produto através do código de rastreamento e verificar se o atraso é justificado ou se é decorrente de negligência da empresa.

O atraso na entrega caracteriza descumprimento de oferta, caso aconteça isso, o consumidor pode escolher entre o cumprimento forçado da entrega, ou a desistência da compra, com direito a restituição dos valores pagos.

Ao consumir lembre-se, consumo consciente nada mais é do que consumir de forma responsável, pensando nas consequências de seus atos de compra sobre a qualidade de vida no planeta e na vida das futuras gerações.

Consumidor, adotando medidas preventivas como pesquisa de preços,  onferência nas datas de validade, termos de garantia, notas fiscais dos produtos, preserve seus direitos, e garanta uma data comemorativa tranqüila.

Se você não pode comprar um presente, não fique triste, faça o que estiver ao seu alcance, Natal é confraternização, promover encontros entre familiares e amigos, além de serem mais econômicos, ajudam a fortalecer laços de amizade e convivência.

 

O PROCON Municipal está localizado no primeiro piso da Sede da Prefeitura, atendendo das 07h às 13h, ou pelos números 151 para ligações gratuitas e no 3565-8138.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Publicado às 08h57


Compartilhe

Google+