Durante três meses os alunos das Escolas Municipais e Estaduais do Paraná tiveram a oportunidade para realizar o Televisando o Futuro, um projeto de Comunicação e Educação que visa à força da televisão a serviço da comunidade escolar.

O Televisando o Futuro acontece todos os anos e, já abordou vários temas. Esse ano a temática principal foi ‘Cidadania: Direitos e Deveres’. O projeto é desenvolvido em parceria entre as emissoras RPC TV, Instituto GRPCOM, Secretarias de Educação (Municipais e Estadual) e, promove ações de formação de professores e concurso cultural para estimular a produção artística e literária.

Alunos e professores de todo o Paraná, puderam participar de cinco categorias, entre eles: Ilustrador Mirim, Cartunista Mirim, Redator Júnior, Repórter Teen e Professor Transformador. O Concurso Cultural teve sua etapa final em outubro e, a Escola Municipal Serafin Machado de Souza da cidade de São Miguel do Iguaçu foi selecionada na etapa regional de Foz do Iguaçu.

O aluno Gustavo Klelm dos Santos do 5º ano ficou em 3º lugar na categoria Cartunista Mirim, e a professora Paula Rosangela Manente, também recebeu premiação, ela ficou em 2º lugar na categoria Professor Transformador.

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Andréia Marcelino Diedrich o projeto Televisando o Futuro é um incentivo para as crianças e professores, ainda mais, quando recebem premiações no final. Além disso, a escola e a cidade ficam reconhecidas em todo o território Estadual. “Esperamos que ano que vem, outras escolas participam do Televisando o Futuro, pois é um projeto que vai além da sala de aula” disse Andréia.

A professora Paula Rosangela Manente, realizou um projeto que mobilizou toda a comunidade, com o tema ‘Doação de Sangue’. Os próprios alunos ficaram responsáveis pela elaboração de teatro, cartazes e desenhos e, puderam apresentar em outras instituições da cidade. No final, a prefeitura disponibilizou um ônibus e a população foi doar sangue no Hemonúcleo de Foz do Iguaçu.

A entrega dos prêmios foi realizada na própria escola com a presença do Prefeito Claudio Dutra e organizadores do Televisando o Futuro.