O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Educação, realizou na segunda-feira, 18, no auditório da Uniguaçu, um encontro de formação com os professores da Rede Municipal de Ensino. O tema trabalhado foi ‘O processo de avaliação/adaptação curricular na área do Transtorno do Espectro Autista (TEA)’, com a psicóloga e mestra Francieli Gozzi Freiberger, especialista no assunto.

A psicopedagoga e coordenadora da Educação Especial da secretaria, Joana Scarpari Mayer, disse que se percebeu a necessidade de estar trazendo esse tema devido à demanda que está aumentando cada vez mais de autistas na Rede Municipal de Ensino. “Foi retomado o tema que aborda as características do Transtorno do Espectro Autista/ TEA, como trabalhar e fazer as intervenções com as crianças, sobre as leis para os profissionais terem amparo no trabalho”. Joana avaliou a formação como muito satisfatória. “Percebemos que vai contribuir para qualidade do trabalho com nossas crianças”.

Segundo a psicóloga e palestrante, Francielli Gozzi Freiberger, além dos temas teóricos, no encontro foi conversado ainda sobre a importância do trabalho colaborativo entre a Educação, Saúde, Assistência Social e família, para a efetiva inclusão destes alunos.

Para a professora Inez Vilma Leal Scapin, da Escola Osório, a formação veio agregar conhecimentos no trabalho com os estudantes autistas. “Nós aprendemos mais com eles do que ensinamos. Eles trazem uma grande bagagem onde o professor precisar trabalhar com muito amor e abertura”.

A professora Tânia Rodrigues de Góes contou que foi proveitosa a palestra porque a profissional veio tirar dúvidas sobre o trabalho com essas crianças. “Cada vez mais temos recebido alunos autistas e precisamos estar preparados para isso”.

A secretária de Educação, Solange Gamba Motta, enfatizou que a Formação Continuada é uma constante para os profissionais da educação do município. “As novas descobertas no mundo da educação são uma constante e, por isso, os professores precisam dessas formações para sua atualização”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL


Compartilhe

Google+