Mais de 300 professores e educadores municipais de São Miguel do Iguaçu estão reunidos hoje (16) no CTG Querência Amada para formação continuada. O assunto da capacitação é a Neurociência e a Educação, com enfoque no aprendizado, uso das tecnologias e desenvolvimento espacial do aluno.

 

A convidada para falar sobre o assunto foi a pesquisadora Elvira Sousa Lima, de São Paulo. Elvira trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação, mídia e cultura; doutora em Ciências da Educação pela Universidade Sorbonne, de Paris, e pós-doutora pela Stanford University em Antropologia e Linguística, fez pós-doutorado no Institte For The Study of Child Development pela Universidade de Nova Jersey e pós-doutorado em Educação Multicultural na Universidade do Novo México.

 

“Dentro das escolas, alguns alunos enfrentam problemas de aprendizagem. Se o aprendizado está diretamente ligado ao nosso cérebro, por que não trazer o tema neurociência para as professoras que, ao trabalhar com esses alunos, reconheçam as dificuldades e sejam capazes de dar soluções aos problemas que surgirem”, justifica a Secretária Municipal de Educação Marli Frason Possamai. Entre as dificuldades ela cita: o medo, a ansiedade, angústia e a dificuldade de socializar-se.

 

Tema – Segundo a pesquisadora paulista, os últimos 50 anos de estudos sobre o funcionamento do cérebro das crianças trazem muitas informações pertinentes aos professores a respeito do processo de aprendizagem das crianças e como os adultos se preparam para a docência. “São dados do desenvolvimento cultural da espécie que não tínhamos antes”, afirma a Elvira Sousa Lima.

 

Ela destaca que nem sempre o problema ou a dificuldade está no aluno. “A questão é complexa, a escola não é feita somente de alunos”, ressalta a pesquisadora. O desafio é desenvolver o sistema de aprendizagem para todos, para ela. A ciência ajuda e compreender a dinâmica da docência, da aprendizagem e da elaboração do espaço escolar. “Existem fatores que auxiliam a aprendizagem e outros que não. Por exemplo, o medo bloqueia o aprendizado; a criança pode ter medo da escola, do professor ou da disciplina”, finaliza Elvira.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR
Fotos: Thiago Ropelato

Publicado às 11h42


Compartilhe

Google+