Os professores do programa Segundo Tempo de São Miguel do Iguaçu participaram na última semana de um treinamento sobre primeiros socorros, ministrado pela equipe de Bombeiros Comunitários do município. O intuito foi reciclar e atualizar noções de atendimento em casos de incidentes com os beneficiados do programa e também saber como evitá-los.
Segundo a coordenadora pedagógica do Segundo tempo, Francielle Cheuczuk, participaram do treinamento 13 professores, que diariamente desenvolvem atividades com aproximadamente 400 crianças e adolescentes assistidos pelo programa. “Todos estamos sujeitos a incidentes. Como o Ministério do Esporte sugere capacitações, buscamos essa parceria com os bombeiros para relembrar e reciclar conhecimentos sobre primeiros socorros adquiridos durante a faculdade e, desta forma, melhor aplicá-los no dia a dia com as crianças e adolescentes do programa”, explicou Francielle.
Para o Comandante do Bombeiro Comunitário, Tenente Claudio Ferreira da Silva, é fundamental que os profissionais que atuam diretamente com um grande número de crianças estejam aptos a fazer o primeiro atendimento. “Os acidentes acontecem a qualquer hora e saber conduzir os primeiros socorros faz a diferença entre vida e morte”, ressaltou.
De acordo com o Comandante, durante o treinamento foram repassados conhecimentos para o atendimento básico, o que ele chama de prioritário, como desobstrução de vias aéreas, contenção de hemorragias, sustentação de fraturas, reanimação em caso de desmaio, compressão abdominal, massagem cardíaca, entre outros. “Com certeza, os pais ficarão mais tranquilos sabendo que seus filhos serão bem assistidos em caso de acidentes. E mesmo com as noções de primeiros socorros, o SAMU e os Bombeiros devem ser acionados quando necessário”, completou o tenente.
Atividades – O programa desenvolve atividades esportivas, recreativas e culturais no contraturno escolar com crianças e adolescentes entre seis e 17 anos de idade. O mesmo é mantido através de convênio entre Prefeitura e Ministério do Esporte. Em São Miguel do Iguaçu a meta é atender 400 crianças e adolescentes.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter